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01 de março de 2015 - 14:07

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Consumidores acessam redes para se conectar, não para procurar produtos

Apenas 5% dos consumidores adultos dos Estados Unidos que usam redes sociais dizem que esses sites têm algum tipo de influência em sua decisão de compra, aponta um novo estudo da Gallup. A pesquisa sobre o comportamento do consumidor americano ouviu 18 mil pessoas e mostra que 62% deles afirmam que as mídias sociais não tem qualquer influência em suas decisões, enquanto 30% admitiram que elas influenciam de alguma forma. O índice também é alto entre os chamados millenials – 48% disseram não ser influenciados pelas redes sociais na hora da compra.

A tendência se confirmou também entre aqueles consumidores que admitiram gostar ou seguir determinadas marcas. Um terço (34%) afirma que as mídias sociais não os influenciam e 53% admitiram alguma influência. O índice está ligado ao fato de que a maioria das pessoas que usam redes como o Twitter e o Facebook estão primariamente interessados em se conectar com seus amigos e família.

Ao todo, 94% usaram essas mídias para essas conexões, enquanto 29% as usaram para acompanhar tendências comerciais ou procurar indicações de produtos. Além disso, 20% ativamente comentaram sobre eventos ou produtos. Os dados mostram, segundo a Gallup, que “muitas companhias têm estratégias de mídias sociais que estão incorretas”. A companhia acrescenta ainda que “iniciativas de mídias sociais podem ser o método menos efetivo de influenciar a decisão de compra dos consumidores”.

De acordo com a pesquisa, os consumidores estão mais propensos a perguntar para famílias e amigos, ou mesmo para especialistas, sobre as marcas e produtos que querem comprar. “Páginas patrocinadas por marcas no Facebook e no Twitter quase não têm valor persuasivo”, aponta.

Parte desse problema se deve ao fato de que muitas companhias encaram as mídias sociais como um canal de mão única e não conseguem aproveitar o potencial desse meio. Os consumidores acessam as redes procurando conexões genuínas e as marcas deve oferecer justamente isso, de acordo com as conclusões do estudo. Isso significa que as marcas devem investir mais nas relações com os consumidores que em iniciativas de venda nas redes, além de oferecer suporte, atendimento e conteúdo original a eles.

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