Jul
15

Redes Sociais, como utilizá-las no relacionamento e atendimento?

por: Afonso Bazolli
fonte: Mercado E-Commerce
14 de julho de 2013 - 23:00

Redes-sociais-como-utiliza-las-no-relacionamento-e-atendimento-televendas-cobranca

Muitas empresas ainda têm medo de criar seu canal em uma rede social por não saber como lidar com críticas. Mas a grande verdade é que estando ou não presente nas redes sociais, as pessoas estão falando de sua empresa.

Se você tiver uma presença bacana, interagir com seus clientes e respondê-los sempre, a tendência a receber críticas ‘pesadas’ é bem menor, porque as pessoas são mais simpáticas quando você também é simpático e humano com elas! E quando falamos de comunicação nas redes sociais estamos falando de RELACIONAMENTO e não somente ATENDIMENTO.

Segunda a E.life, a diferença básica entre atendimento e relacionamento é o objetivo final do trabalho. O objetivo do atendimento é basicamente diminuir o buzz negativo sobre a marca e ‘eliminar’ as reclamações sobre o produto. Já a do relacionamento é criar um entrosamento, mostrando que a empresa está disponível ao consumidor e que a rede social é apenas mais um canal que ele possui para comunicar-se com a marca.

Relacionar-se com o outro requer não apenas falar, mas também ouvir e buscar entender o outro. E para isso é preciso estar preparado. Recentemente, uma loja virtual chamada Visor foi alvo de críticas ao xingar uma de suas clientes após ser questionada sobre atraso na entrega. Isso demonstra o despreparo da pessoa contratada para ser a cara da empresa, ou seja, o atendimento ao cliente. Daí a dica: Cuidado com quem você contrata para cuidar da rede social da sua empresa!

O perfil do profissional de atendimento e relacionamento precisa ser adaptado para as redes sociais. Aqui, sai de cena o profissional decoreba e ganha destaque o profissional criativo, com boa comunicação, preocupado em resolver o problema das pessoas e com a boa imagem da empresa. Lembre-se, o profissional de atendimento é que vai falar em nome de sua marca, por isso você deve estar atento a como isso é feito.

Além da escolha do profissional qualificado, é importante considerar também a criação de um Plano de Crise, que deve responder perguntas como:

1) Quais são os diferentes níveis de stress do usuários?

2) Como identificá-los?

3) É uma questão pontual ou um problema massivo?

4) Quanto “barulho” o usuário está fazendo?

5) Qual o prazo de resposta adequado para cada rede e tipo de caso?

6) Quem tem autonomia para a resolução por tipo de “criticidade” do caso?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Sem contar empresas que se divulgam perfeitas na rede e ao receber crítica, ligam ameaçando de ingressar com ação de Danos Materiais e Morais. Certa vez levei meu cachorro numa clínica veterinária e durante todo o período que o cão esteve por lá, 3 dias, ficou tomando soro e aguardando resultado de exame de urina. Tiramos o cão de lá e levamos para outra clínica, pois o animal só piorava e definhava. Talvez se tívessemos levado na segunda clínica em primeiro lugar, os médicos de lá tivessem tido tempo hábil para salvá-lo e ele ainda estivesse nos agraciando com seu carinho. Se eu tivesse tempo e dinheiro com certeza eu processaria a clínica por negligência e imperícia.

    Claudia em 15 de julho de 2013 - 08:35

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: