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20 de novembro de 2018 - 18:08

Redes-sociais-por-que-sua-empresa-deve-se-importar-televendas-cobranca

Engajar sua empresa nas redes sociais é colher mais visibilidade, estreitar relacionamento e lucros para a sua marca.

Todos as empresas têm que participar das redes sociais. É a voz do povo, é a voz de Deus, certo? Ou toda unanimidade é burra, como cantava a bola o mestre Nelson Rodrigues?

Participar das redes sociais é importante sem dúvida, mas quem não investe na produção de conteúdo de qualidade e em relacionamento com os seguidores da marca está simplesmente jogando seu tempo no lixo.

E “time is money”, para não perdermos a chance de fechar com mais um ditado popular.

1) Quais redes sociais? Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn…

Você não precisa estar em todos os lugares ao mesmo tempo agora. Respire. Mantenha a mente focada.

A sua empresa precisa participar das redes sociais que têm maior afinidade com o seu público-alvo e conectores.

Como saber? Analise a sua persona, seu público ideal para adquirir seus produtos ou serviços. http://www.legions.biz/blog/persona-como-criar/

Ela lhe dará todas as respostas. Ou, caso você ainda esteja elaborando a sua, pergunte: os seus principais clientes, vendedores e fornecedores certamente lhe darão um rico feedback.

2) Construir audiência na rede social

Outra dica importante: você quer disseminar conteúdo ou construir audiência (aumentar a sua base de seguidores)? O Facebook permite alcançar uma grande massa, enquanto o Google+ e o Slideshare são mais interessantes para compartilhar conteúdo.

Conhecendo a persona fica fácil pensar em conteúdo relevante para o seu público.

Quanto mais conteúdo relevante para o seu público mais fácil será criar sua audiência (seguidores).

3) O que compartilhar nas redes sociais?

Quem assiste à tevê já está preparado para o fato de que há comerciais, certo? O equilíbrio perfeito entre a programação e os comerciais também é essencial para cativar a audiência em qualquer rede social.

Segundo pesquisa do IBOPE, 88% dos internautas brasileiros assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo. Nesse momento, o smartphone é o dispositivo mais usado com 65%.

Em outras palavras, nem mesmo um expert em publicidade passaria um dia inteiro assistindo a anúncios.

O mesmo acontece nas redes sociais: as pessoas as procuram em busca de entretenimento, reforçar relacionamentos, informar-se.

Ou seja, é claro que você deve vender na rede, mas essa abordagem deve ser mais sutil e entremeada ao conteúdo relevante que falamos acima.

Use imagens bonitas e instigantes em suas postagens – de preferência, dos seus produtos ou da sua equipe. Vale usar também bancos de imagens – lembrando que há opções gratuitas.

4) Um post é pouco, dois é bom…

Cada rede social tem a sua política para distribuição de conteúdo.

O Facebook usa um algoritmo (Edge Rank) que oferece mais para cada usuário do conteúdo para os quais ele já demonstrou preferência.

O Facebook considera: Afinidade, Peso e tempo. Fique de olho, isso sempre está mudando.

Assim, quem curte mais notícias de futebol irá receber mais postagens sobre isso na sua timeline e menos sobre gastronomia, por exemplo. Já o Twitter libera tudo para os seguidores de cada perfil.

A maneira de aparecer para os seus seguidores é manter uma regularidade – um post por dia é o mínimo. Quem puder, deve optar por dois ou três. A regra também vale para o Instagram.

Escolha o melhor horário para postar. Pois o seu público tem um hábito de ver as redes sociais, postar neste momento é uma boa estratégia.

Já para o LinkedIn, seja via a sua Company Page ou pelo seu perfil pessoal, publique notas, compartilhe conteúdos pertinentes à sua área e use o Pulse.

Linkedin Pulse é a página de artigos, os textos lá publicados são indexados pelo Google ou seja, dupla visibilidade! https://www.linkedin.com/post/new

5) Dê atenção aos seus seguidores

As redes sociais, além de uma plataforma de vendas, funcionam também como uma central de atendimento. Lá as pessoas irão fazer pedidos, tirar dúvidas, reclamar e, até, elogiar a sua marca ou empresa.

Não os deixe no silêncio e responda em até 24 horas. Essa presteza irá garantir que eles se sintam ouvidos e recomendem a sua marca à sua rede de contatos.

Por falar em rede de contatos: a rede de uma pessoa tem acesso às publicações dela, inclusive, àquelas feitas na sua página.

Sua marca pisou na bola? Reconheça o erro quanto antes e se disponha a continuar o atendimento por meio de uma conversa privada.

E antes, durante e depois, demonstre empatia com o usuário.

6) Avalie o retorno

Não é apenas com um dia, semana ou mês que o retorno possa aparecer. Insistir e aprender com os resultados será o diferencial para tornar-se referência no seu assunto.

Analisar as métricas de cada rede social é fundamental para alcançar o resultado. Somente irá crescer se acompanhar os números. Cliques, compartilhamento, contatos gerados e principalmente, vendas realizadas.

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