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19 de outubro de 2016 - 18:03

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Você já deve ter ouvido centenas de vezes que o e-mail marketing merece sua atenção. E é verdade: quando você dedica tempo para desenhar a melhor estratégia para as suas campanhas, tem tudo para produzir conteúdo relevante, que ressoe entre a sua audiência e traga bons resultados.

Mas para fazer campanhas de sucesso não é só começar; existe muito para aprender antes de acertar no tom e na estratégia. Felizmente, para facilitar a sua vida, reunimos as perguntas mais frequentes sobre e-mail marketing. Confira:

1 – O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing, como o próprio nome sugere, é um tipo de marketing digital direto que utiliza o e-mail como o método de entrega da mensagem.

2 – Como deve ser um e-mail marketing?

O seu e-mail marketing deve ser simples e bastante informativo, já que a principal função dele é retomar o contato com sua audiência, ensinando e gerando interesse sobre novos serviços e produtos. Dito isso, é importante lembrar algumas especificações antes de criar um e-mail:

  • Só utilize imagens de boa qualidade;
  • Tenha bons textos para o campo assunto;
  • Conheça o seu público e só ofereça conteúdo que seja de acordo com o interesse deles;
  • Não faça e-mails muito pesados. O ideal é que ele não ultrapasse 50kb;
  • A largura ideal do layout do e-mail está entre 450px a 550px por conta dos leitores mobiles;
  • Observe a legibilidade e escreva pouco texto. Lembre-se de encurtar suas URLs e não exagere no número de links.

3 – Como montar e fazer crescer minha base de contatos?

Primeiro de tudo, jamais considere a compra de uma base de contatos! Além de ser uma prática ilegal, ainda que os vendedores de listas digam que existe autorização, a verdade é que os donos das contas de e-mail consideram que listas compradas e dadas a você por terceiros são criadoras de spam. Se você envia um e-mail a alguém que não assinou diretamente com você, sua mensagem se passa por algo não solicitado e corre risco de ir parar na pasta de lixo eletrônico.

A melhor forma de garantir novos contatos para sua lista ainda é usar formulários de inscrição em seu site oficial e convidar os visitantes a se inscreverem. Além disso, você pode fazer a divulgação entre seguidores de suas mídias sociais, fazer promoções e dar incentivos ao seu público para que eles façam parte do seu mailing. Promover entre os potenciais assinantes boas razões para assinar a sua lista pode aumentar consideravelmente o tamanho da sua base de contatos.

4 – Como posso medir a eficácia das minhas campanhas?

A maioria dos provedores de e-mail marketing fornece ferramentas para análises e relatórios. É possível encontrar quantas pessoas estão abrindo seus e-mails, em que links elas estão clicando e quantos e-mails estão sendo compartilhados.

Além disso, é possível ver quantas pessoas pediram para sair da sua lista, quantos endereços de e-mail eram inválidos e quantos e-mails não foram entregues. A análise desses dados pode ajudar a definir que tipo de conteúdo é mais envolvente e mais frequentemente compartilhado.

5 – Como faço para medir o ROI?

A fórmula para calcular o retorno sobre o investimento é bastante simples: ROI = [( Valor das conversões - Valor investido) / Valor total investido] x 100.

Você precisa dividir o valor total das conversões (menos o valor total investido) pelo valor total de investimento e multiplicar o resultado por 100.

6 – Como faço para que meu e-mail não vá parar na pasta de lixeira ou não seja marcado comospam?

Evitar a pasta de lixo eletrônico é bastante fácil se você ficar atento e seguir as melhores práticas de e-mail marketing. Como já dissemos, tudo começa com uma lista de e-mail opt in específica. Isso é vital para o sucesso de suas campanhas porque impacta diretamente na entrega das mensagens, bem como no engajamento do público.

Aqui vão algumas outras dicas:

  • Em geral, evite frases ou palavras caça cliques, como “grátis”, “ganhe já, “duplique o seu dinheiro”, “sexo”, “bônus”, “ligue agora”, “sucesso”, etc.;
  • O uso excessivo de caps lock também deve ser evitado;
  • Cuidado com o excesso de pontuação, especialmente em linhas de assunto. Várias exclamações e interrogações podem ser irritantes aos olhos do receptor;
  • Mantenha o tom de uma conversa amigável ao invés de um estilo de vendedor agressivo, do estilo “extra” e “compre agora”;
  • Equilibre texto e imagem. Mensagens que são totalmente imagens podem acionar os filtros de spam, por fazer parecer que você está escondendo algo.

7 – Como os filtros de spam funcionam?

Um filtro de spam atribui pontos para um e-mail com base nos elementos encontrados em toda a mensagem. Por exemplo, um ponto de exclamação e um ponto de interrogação no campo assunto valem 200 pontos. Cada infração carrega um valor de pontuação e se o total de pontos ultrapassa o limiar de spam, o conteúdo é classificado como tal. Isto significa que não é um único erro na sua mensagem que fará com que ela vá parar automaticamente no spam. É preciso cometer muitos desses deslizes. A sua reputação em relação ao envio de bons e-mails e o registro do envolvimento dos seus assinantes é a garantia de que sua mensagem vá parar na caixa de entrada.

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