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07 de outubro de 2012 - 19:54

Email-e-o-canal-que-apresenta-a-melhor-taxa-de-conversao-em-vendas-televendas-cobranca

Um estudo da Experian Marketing Services sobre performance no e-commerce revela que o e-mail é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para os sites brasileiros, com 2,53%, seguido pelo canal Search (ferramentas de busca) que teve 2,08%, e pelas Mídias Sociais, com 1,18%. A taxa média de conversão do e-commerce é 1,44%.

O Chefe de Marketing e Client Services da Experian Marketing Services, Marco Salvi, explica que apesar de menos representativo no volume total de vendas, o e-mail apresentou a melhor taxa de conversão em vendas, o que resulta da divisão do número de conversões, pedidos efetuados em um site de comércio eletrônico, pelo número de visitas em um mesmo período.

“Isto ocorre porque este canal já vem sendo utilizado há muitos anos pelos profissionais de marketing que, durante este período, desenvolveram e aperfeiçoaram diversas técnicas para maximizar o relacionamento com seus clientes”, afirma.

Quase 50% dos anunciantes investem 10% da verba no e-mail e 65% deste subgrupo afirmam que este canal está gerando ROI (retorno sobre o investimento) e que continuará investindo neste canal ou aumentará investimento neste canal. Outros 17% afirmam que vão começar a investir neste canal porque acreditam que o canal vai gerar retorno.

A pesquisa também aponta que os principais objetivos das empresas que investem em anúncios e comunicação on-line são aumentar a receita com vendas, para 74% dos entrevistados, e melhorar o relacionamento da marca com o público, com quase 70%. Aumentar a exposição da marca, melhorar o tráfego para o website e gerar leads também foram as opções mais assinalas pelos profissionais de marketing dos websites.

Outros canais
Mais de 88% dos entrevistados citaram usar as Mídias Sociais para melhorar o relacionamento com o público e aumentar a exposição da marca. O canal tem a segunda maior participação no tráfego total dos sites de e-commerce, de 17,24%, apenas perdendo para o e-mail. Ao todo, 69% dos anunciantes investem menos de 10% da verba neste canal.

Com 72% de adeptos, os sites de buscas são procurados para aumentar a receita com vendas, para 39%, e crescer o tráfego para o site, para 29% dos entrevistados. A participação do tráfego total é de 27,25% e a participação na conversão total é de 33,73%. Já os anunciantes, metade investe mais de 10% neste canal.

Salvi ressalta que ao utilizar esses canais, é possível estabelecer uma conexão com o consumidor e traçar seu perfil. “Esta é uma tendência que poderá ser observada, no futuro, para as mídias sociais também, à medida que os profissionais de marketing aprendam a lidar com a riqueza de informações disponíveis neste canal, criando ações de marketing cada vez mais personalizadas e, consequentemente, mais efetivas”.

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