Mar
12
11 de março de 2013 - 18:09

Recuperacao-de-credito-via-sms-tem-30-de-assertividade-televendas-cobranca

Inadimplência é coisa séria, tanto para quem está em débito, quanto para a empresa ou instituição que precisa ressarcir o valor. Cada vez mais são investidos recursos tecnológicos e também estratégicos para entender a necessidades e o perfil do consumidor. Atenta a essa demanda, a Sotopietra, empresa especializada na recuperação de crédito, investe no uso do SMS em parceria com a Zenvia, líder em mobilidade corporativa.

Segundo Thaís Clemente, diretora da Sotopietra, o recurso de SMS é muito eficaz. “Conseguimos ampliar nossos resultados em 30%. Muito mais assertivo do que o envio de cartas e contato telefônico que é apenas de 10% no máximo”, afirma. Para Thaís, além da tecnologia SMS ter um custo mais competitivo, a cobrança é direta ao consumidor e ao mesmo tempo não constrange. “Buscamos um atendimento customizado aos nossos clientes, avaliando individualmente cada contrato. Portanto, o SMS foi a melhor solução que encontramos. Traçamos o perfil do consumidor, gerenciamos as operações bancárias ou crédito direto ao consumidor e então, enviamos o comunicado que sempre recebe quase 100% de leitura”, complementa.

Fábio Viegas, executivo de negócios da Zenvia, esclarece que hoje muitos clientes preferem receber o código de barras de sua negociação por SMS, ou seja, um dia antes da fatura vencer, é enviado um SMS informando o vencimento. “Muito mais que cobrar, o recurso permite fazer uma gestão de todo o processo, assegurando um fluxo saudável para ambas as partes”, diz o executivo.

Thaís reforça que o recurso do SMS é bem vindo nas três etapas de recuperação de crédito, principalmente na fase inicial, para localizar o inadimplente. “A primeira ação de nossos atendentes de PAs é enviar um SMS para localizar o financiado, solicitando um contato. Esse volume inicial de SMS é muito grande, e já garantimos grande retorno positivo nas negociações”, explica. “A próxima etapa é a cobrança amigável, ou seja, com 5, 10 e 15 dias de atraso no pagamento e depois a fase judicial, ambas também recebem reforço do SMS”, diz.

Outro recurso da Zenvia utilizado pela Sotopietra é a “limpeza preditiva” que consiste em identificar, por meio de um histórico os números inválidos, uma espécie de averiguação instantânea e inteligente. “É um tipo de recurso que elimina possíveis gastos com envios para números inválidos, além de agilizar o processo. Só com esse recurso economizamos 12% nos dois primeiros meses de utilização”, conclui Thaís.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: