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Telefônicas veem queda de receita com voz e SMS

por: Afonso Bazolli
fonte: Brasil Econômico
20 de junho de 2013 - 20:36

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Usuários têm utilizado cada vez mais a internet móvel, que exige altos investimentos

As companhias telefônicas, reunidas em Barcelona, têm visto cair suas receitas procedentes dos serviços de voz e SMS, ao passo que seus clientes têm utilizado cada vez mais a internet móvel, custosa em investimentos e que beneficia sobretudo as operadoras de internet.

“A tempestade hoje em dia se concentra no mercado das operadoras”, afirmou Jean-Laurent Poitou, responsável pela estratégia no setor das comunicações da Accenture, consultora americana. “Há uma pressão para aumentar os investimentos na infraestrutura, em particular para a telefonia móvel, e também pela relação com o cliente”.

No entanto, ao melhorar a qualidade da rede para seus clientes, as operadoras “também beneficiam as plataformas de internet que oferecem ao usuário final seus próprios serviços de comunicação e de mensagens”, como Skype ou Whatsapp, comenta Dan Bieler, analista da consultora Forrester.

As operadoras multiplicam suas iniciativas para tentar recuperar valor e combater os atores de internet com suas próprias armas, isto é, uma inovação menos centrada na tecnologia e mais no uso.”Não há uma única solução, cada operadora em função de sua marca, da qualidade de sua rede, de sua capacidade para investir e de criar relações com sócios como os bancos ou as cadeias de distribuição, faz suas apostas”, afirmou Poitou.

A primeira alternativa é fazer que o consumidor pague pela quantidade de dados ou a velocidade de conexão da internet utilizados, com bônus em que a voz e os SMS são praticamente grátis. Esta é a solução escolhida pela Swisscom na Suíça ou a Verizon nos Estados Unidos:

Esta estratégia lançada em junho de 2012 por Verizon “teve um grande impacto sobre as receitas da operadora aumentando o volume de suas vendas em 4%”, afirmou. As operadoras também têm um truque para jogar em função de duas tendências do mercado: o pagamento móvel e o arquivo dos documentos pessoais dos usuários em uma infraestrutura descentralizada, o que se conhece como “cloud computing” ou nuvem.

Outra alternativa é competir com serviços de mensagens criado e administrado pelas operadoras. Esta é a ideia que existe na base de Joyn, um serviço que permite manter um chat ao vivo, compartilhar fotos, música e arquivos, criado por grandes operadoras mundiais como AT&T, China Mobile, Deutsche Telekom, Orange, Telecom Italia, Telefônica ou Vodafone.

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