Mar
07
06 de março de 2018 - 18:10

Ura-ativa-e-receptiva-entenda-as-diferencas-e-como-usar-cada-uma-televendas-cobranca

As unidades de resposta audível, ou URA, são muito utilizadas por empresas que necessitam realizar um contato via telefone com seus clientes. Elas se dividem em duas categorias, sendo elas a URA ativa e a URA receptiva.

Neste post iremos explicar as funções de cada uma delas, onde podem ser aplicadas para trazer os melhores resultados e a redução de custos que proporcionam.

URA Ativa

A URA ativa é amplamente utilizada em call centers que promovem a oferta (telemarketing) e venda (televendas) de produtos ou serviços e cobranças. Seu diferencial é que ela realiza a ligação para os clientes devidamente cadastrados em uma base de dados de forma simultânea, oferecendo uma excelente cobertura.

Uma das vantagens da URA ativa é que ela livra seus operadores de ligações que não trarão resultados a sua empresa, pois se a pessoa tiver interesse, ela ouvirá a mensagem até o final e buscará por mais informações, solicitando falar com um dos operadores. Caso contrário, a pessoa somente desliga o telefone e seu operador não perde tempo.

Como os contatos com os operadores serão realizados somente com clientes interessados em seu produto, pode-se reduzir a quantidade de operadores de seu call center, diminuindo o custo por cliente adquirido.

URA Receptiva

Já a URA receptiva é muito utilizada em centrais de atendimento ao consumidor, pois esta tem a função de receber a ligação do cliente, coletar informações que serão úteis para o atendimento, como o CPF ou o número do cartão do cliente e o setor desejado, otimizando o tempo de atendimento, pois é muito provável, devido a este processo, que o cliente consiga ter sua solicitação atendida logo no primeiro atendente.

A adoção de uma URA receptiva, assim como da ativa, permite o trabalho com uma equipe reduzida, pois ao receber uma ligação e reter todas as informações necessárias, ela segura a ligação até que se tenha um operador disponível para atender a este cliente.

URA Ativa X URA Receptiva

Agora que você já conhece as duas opções de URA existentes, você se pergunta qual será a melhor, e a resposta está na estratégia e na utilidade que ela terá dentro de sua empresa. Se você possui foco em impulsionar as vendas de sua empresa, o mais recomendável é que você utilize uma URA ativa, porém, se o foco for trabalhar a gestão de relacionamento com clientes, ou CRM, o mais recomendado é que se invista em uma URA receptiva.

Mas atenção: tanto para uma quanto para outra, é necessário que se possua um roteiro muito bem definido para seu funcionamento. Evite mensagens muito longas e, sempre que possível, fracione-a com um menu, para que o cliente possa escolher prosseguir ou escutar novamente a mensagem. Investir em URAs que se assemelhem ao máximo a uma voz humana é importante, pois reduz a sensação de estar falando com um robô.

Gostou desta postagem sobre URA ativa e URA receptiva? Compartilhe-a agora com seus amigos em suas redes sociais.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: