Nov
26
25 de novembro de 2015 - 18:06

3-maneiras-de-contextualizar-a-big-data-no-dia-a-dia-dos-negocios-televendas-cobranca

Contexto é a palavra-chave para que as marcas consigam extrair os benefícios que os dados têm a oferecer

Os dados crescem a uma velocidade impressionante e as empresas estão aprendendo como assimilar isso. Segundo relatório da Gartner, em 2015, 85% das empresas listadas na Fortune 500 não conseguirão usar a big data da melhor forma. Isso significa há um desafio pela frente: criar recursos e estratégias para extrair o potencial dessas informações.

Atrelar o poder dos dados para maximizar relevância

As marcas devem focar em dados relevantes para seu negócio. A big data possui um oceano de informações preciosas que inclui comportamento do consumidor, demandas do mercado, necessidades em constante mudança, preferências e outros insights que podem ajudar as empresas a crescer e se adaptar às mudanças. Para isso, as organizações terão que melhorar suas infraestruturas, reforçar suas capacidades analíticas e expandir a inteligência de suas operações. E o contexto vem como o segundo passo do processo.

Construir contexto por meio de três tipos de dados

1. Dados demográficos

Esse tipo de dado explica quem é o consumidor. Preferências, padrões de compra, comportamentos e interações com canais digitais.

2. Dados sobre o histórico

Registros anteriores de interação, se realizaram compras, se ficaram satisfeitos. Essas informações podem ser reunidas a partir dos rastros que consumidores deixam quando interagem com qualquer empresa ao visitarem o site, ao passarem tempo nas páginas de produtos ou ao adquirirem produtos. Esses dados são uma forma de prever o comportamento de ações futuras.

3. Dados situacionais

A localização geográfica dos consumidores, dispositivos utilizados por eles, atividades online atuais, atividades, entre outros, ajudam empresas a ter uma ideia do que são as preferências atuais dos consumidores ou o que estão procurando naquele determinado momento.

Esses tipos de dados auxiliam as companhias a contextualizar as interações com o consumidor. Além disso, categorizar os dados ajuda a sistematizar o processo e compreender a informação de forma que seja aplicada da melhor forma possível.

Hoje, a big data é essencial para as marcas, e elas devem entender o sentido disso para aproveitar os benefícios. A contextualização não só ajuda a entender o dado, mas também contribui com a organização desses dados em grupos e sequências. Uma vez que esse processo esteja estabelecido, as empresas podem usar a big data para desbravar vários insights fundamentais para que se preparem para o futuro.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: