Jan
18
17 de janeiro de 2016 - 14:08

E-o-recorde-mundial-de-transacoes-financeiras-moveis-vai-para-quenia-televendas-cobranca-oficial

Por: Carlos Cardoso

Quem viveu o tempo da hiperinflação lembra de como as coisas aumentavam de preço literalmente todos os dias, salários depositados na sexta compensando só na segunda eram puro terror. Os bancos precisavam de uma agilidade inédita no resto do mundo, e assim o fizeram. Isso resultou em um sistema bancário sem igual. Enquanto a gringalhada ainda se arrastava com a Western Union já tínhamos DOCs: a capilaridade do nosso sistema é invejável.

A necessidade é a mãe da Invenção, e isso se repete na África, onde a infraestrutura de telecomunicações sempre foi muito precária, era complicado montar postos bancários no interior, e a tecnologia clássica foi atropelada pelas redes de celular, mas com um diferencial.

E-o-recorde-mundial-de-transacoes-financeiras-moveis-vai-para-quenia-televendas-cobranca-interna-1

Como a situação de pobreza por lá é bem pior, não há realmente um mercado de smartphones, então as soluções bancárias se adaptaram para celulares comuns. Se adaptaram e se expandiram. Quem mora a dias de viagem de um banco não precisa mais sacar dinheiro. Dá para fazer tudo pelo celular, pagar contas, comprar em lojas, enviar e receber dinheiro.

A M-Pesa é a principal operadora dessas microtransações, hoje funciona em uma penca de países e está se expandido para a Europa Oriental. Eles provêm um serviço essencial, ao proporcionar acesso a serviços bancários para gente que não atende os requisitos para abrir conta em bancos.

E-o-recorde-mundial-de-transacoes-financeiras-moveis-vai-para-quenia-televendas-cobranca-2

Isso fez com que os quenianos corressem (não que seja novidade) para abraçar esses serviços, e agora em 2015 o país registrou US$ 27 bilhões em transações móveis. Americanos empacados com o Apple Pay? Brasileiros com sistema pronto pra pagamento via RFID mas perdidos na burocracia? Ficou todo mundo para trás.

Do mesmo jeito que um brasileiro achava absurdo um norte-americano não poder sacar dinheiro em qualquer agência de seu banco, os quenianos devem achar ridículo não poder comprar um picolé com o celular.

Lembrando que 20 anos atrás esses mesmos celulares custavam fortunas e no Brasil você só conseguia linha com carta-convite. Essa é a maravilha da tecnologia, ela se torna mais barata mas não menos útil.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: