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25 de novembro de 2013 - 18:03

O-segredo-e-saber-rentabilizar-o-big-data-diz-alexandre-dias-ceo-da-talktelecom-televendas-cobranca

O CEO da Talktelecom, Alexandre Dias, conversou ontem com o portal da revista B2B e abordou os principais desafios do setor de telecomunicações: monetização do big data, retenção do cliente e competitividade no mercado. Para Dias, o segredo para rentabilizar o big data é conseguir entender os dados que são coletados. “São bilhões de minutos diários e de gigabytes navegados, que permitem identificar onde o usuário navega, quais os sites e em que horário ele entra e muitas outras informações. O conjunto desses dados são o que possibilita a separação destes usuários em perfis de comportamento”, comenta.

Sabendo o perfil, fica mais fácil buscar os clientes que trazem mais valor para determinada empresa. Os perfis permitem ainda que campanhas de marketing sejam criadas de acordo com cada tipo de cliente. Alexandre Dias acredita que nos próximos três anos, o preço do envio de dados caia significativamente. Isso porque, a tendência é que em pouco tempo, a rede das empresas tenham uma capacidade de armazenamento de dados muito maior, gerando uma competitividade muito maior no mercado. “Além disso, as grandes operadoras oferecem hoje um sistema de atendimento mais rápido e diferenciado para cada cliente. Se usarmos como exemplo o caso das três maiores operadoras, não é qualquer central de atendimento que consegue atender 20 milhões de usuários”, diz.

A Talktelecom é uma empresa fornecedora de tecnologias para o mercado de telecomunicações. A preocupação da empresa gira em torno da busca de valor para as operadoras. “Nossos principais objetivos são baixar o índice de fraudes, aumentar a rentabilidade, analisar melhor os dados do big data e rentabilizar os dados”, comenta. Uma das soluções de atendimento fornecidas é a automatização do primeiro atendimento. O foco deste serviço é minimizar a parcela realizada pelo atendimento  humano, possibilitando que boa parte das demandas seja solucionada automaticamente.

O diferencial deste tipo de serviço de atendimento começa no reconhecimento do número que está ligando para a central de atendimento. A partir daí, gera-se um caminho diferente e individualizado para cada pessoa que liga. Depois, é levado em conta o histórico das últimas dúvidas que a pessoa teve (na outra oportunidade que ligou para o serviço de atendimento).

Assim, o software consegue direcionar o cliente para uma área que será mais útil. Objetivo é que cliente seja atendido com mais rapidez e a empresa consiga economizar recursos. Faz parte da estocagem de dados até a gravação de voz da conversa e por onde o cliente navegou. Um dos grandes desafios do setor é integrar todos os sistemas para que o atendente consiga buscar a informação do cliente o mais rápido possível.

A Talktelecom é uma multinacional brasileira, com escritórios nos Estados Unidos, Portugal, Argentina e Colômbia. A companhia é responsável por mais de 200 centrais telefônicas e 15 mil Pontos de Atendimento, que contam com as soluções integradas da marca, como: PABX, Discador Automático, URA, Gravador, entre outras.

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