Aug
05
04 de agosto de 2013 - 14:06

Porto-seguro-e-1-operadora-virtual-a-vender-planos-de-celular-no-pais-televendas-cobrancaa

Seguradora quer chegar a um milhão de linhas em cinco anos.

Se cliente quebrar aparelho, operadora emprestará celular por até 30 dias.

Por: Helton Simões Gomes

A seguradora Porto Seguro começou a oferecer pacotes de celular e banda larga móvel nas cidades paulistas de Santos e Campinas na última quinta-feira, 1º de agosto, o que faz da empresa a primeira operadora virtual do país a lançar pacotes voltados ao consumidor virtual.

Chamada de Porto Seguro Conecta, a divisão da empresa aproveita a regulação das operadoras virtuais, chamadas de MVNO, feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em novembro de 2010.

As virtuais são empresas que não possuem infraestrutura própria e utilizam a de outras empresas. A Conecta, por exemplo, usufrui das antenas da TIM. Segundo Tiago Galli, gerente geral da empresa, a empresa focará em oferecer produtos para a base de clientes das diversas modalidades de seguro. São cerca de 8,5 milhões de clientes.

Antes de começar a operação voltada a consumidores, a Conecta já operava fazendo a migração dos chips do sistema de rastreamento da Porto Seguro, que eram atendidos por outra operadora, para o seu sistema. Com isso, chegou a 65,8 mil acessos em junho, segundo a Anatel. A Datora é outra operadora móvel virtual, mas a companhia atua no segmento corporativo.

A expectativa, diz o gerente, é atingir um milhão de clientes em cinco anos. A meta é modesta se comparada com a base da líder Vivo, que registrou 76,2 milhões de acessos móveis em junho, segundo a Anatel. Mas ambiciosa se comparada aos números atuais das operadoras CTBC (900 mil), Nextel (120 mil) e Sarcomtel (65 mil). Nessa conta, a Conecta inclui os quase 400 mil veículos que possuem o sistema de rastreamento.

De acordo com Galli, a grande vantagem será o relacionamento com o cliente. Algumas das regalias serão os vários modelos de atendimento “delivery”. Se os celulares forem esquecidos em algum lugar, a empresa o entregará na casa do cliente. Se um novo aparelho for comprado, o cliente pode requisitar a explicações de suas funcionalidades no conforto de seu lar. Se o aparelho for danificado, a Conecta empresta um novo por até 30 dias.

“A gente acredita que em um mercado bastante desafiador do ponto de vista de infraestrutura, a gente vai fazer a diferença no relacionamento com o cliente”, diz Galli.

Os clientes da operadora receberão ainda descontos se optarem por utilizar outros serviços da empresa da Porto Seguro: 5% na contratação ou renovação de seguro para automóveis e, caso utilize o cartão de crédito da companhia, 50% na compra de uma lista de 20 smartphones, entre os quais iPhone 4S e Samsung Galaxy S3. Além disso, 10% de cada fatura serão guardados em forma de bônus para abater os preços de contratação ou renovação de seguros.

Após chegar a Santos e a Campinas, a Conecta deve aportar em São Paulo no último trimestre de 2013 –provavelmente em novembro, diz Galli. Ao Rio, chega apenas em 2014. Os números das linhas santistas e campineiras terão prefixo 7600 e as da capital, 95327.

Apesar de possuir planos pré-pagos, o foco da Conecta, de acordo com Galli, será os clientes pós-pagos, que possui opções de 200, 400 e 800 minutos, cujos preços variam de R$ 110 a R$ 350, mais franquia de 1 Gb (Gigabyte).

Futuro

No futuro, a Conecta poderá ser a provedora de serviço de comunicação móvel para os sistemas de segurança da Porto Seguro, afirma Galli. Alarmes monitorados e o seguro de residências já é feito com chips de celular e poderão ser migrados para a operadora.

O gerente acrescenta que, na linha da convergência entre as operações, estão de botões de pânico a coleiras para cachorro.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: