Dec
01

Tecnologia pode ajudar times a se conectarem

por: Afonso Bazolli
fonte: Valor Econômico
30 de novembro de 2014 - 14:05

Tecnologia-pode-ajudar-times-a-se-conectarem-televendas-cobranca

Por: Adriana Fonseca

A Sonae Sierra Brasil, empresa de shopping centers com 12 centros de compras no país, modificou o trabalho em equipe com o uso da tecnologia. Tudo começou em outubro, quando a companhia estava prestes a abrir um empreendimento em Goiás. “Faltavam poucos dias para a inauguração e tínhamos um grupo grande no projeto. A comunicação, porém, estava difícil, pois cada um ficava em um local diferente resolvendo o que estava sob sua alçada”, conta Laureane Cavalcanti, gerente corporativa de marketing.

Assim, a executiva teve a ideia de usar um grupo criado no aplicativo de mensagens de texto via celular Whatsapp – que era usado para decidir questões menos importantes, como onde o grupo se encontraria para jantar – para resolver as pendências da inauguração. Com 47 pessoas trocando mensagens de texto ao longo de todo o dia, foi preciso criar regras para que o trabalho não fosse prejudicado. “Piadinhas de qualquer tipo foram proibidas e só era permitido enviar mensagens que interessassem a todo o grupo”, afirma.

As mensagens serviam para localizar pessoas e atualizar tarefas. Reuniões presenciais ficaram mais ágeis, pois envolviam poucas pessoas que já estavam próximas e, depois, as decisões eram transmitidas a todo o grupo por meio da ferramenta. “Como todos ficavam sabendo das pendências, as pessoas se solidarizavam com outras áreas e se mobilizavam para resolver o que não fazia parte do ‘checklist’ delas”, diz Laureane. Depois dessa primeira experiência, o Whatsapp foi incorporado à rotina de trabalho da Sonae Sierra. Hoje, Laureane faz parte de um grupo com mais de 30 pessoas que reúne as equipes dos departamentos de marketing de todos os shoppings da empresa e de outro que se limita aos 13 gestores da área.

Além disso, o aplicativo viabilizou um projeto inaugurado em três empreendimentos – Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, Shopping Parque D. Pedro, em Campinas, e Shopping Uberlândia, na cidade mineira. Trata-se de um serviço ao cliente que também funciona via Whatsapp, com um número de telefone disponibilizado para os frequentadores dos shoppings e um consultor que responde às dúvidas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: