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22 de maio de 2017 - 18:09 - atualizado às 19:58

Tres-grandes-duvidas-sobre-gestao-de-despesas-de-telecom-televendas-cobranca

O mundo da Tecnologia da Informação e das telecomunicações avança a passos largos; novas soluções emergem e, às vezes, certa confusão de conceitos se instala.

É preciso entender as diferenças entre gerenciamento de TI de ativos, gestão de serviços e gerenciamento de despesas de telecomunicações.

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI OU ITSM

Serviços de TI envolvem hardware, software, pessoas e documentação que constituem um sistema para oferecer um serviço útil para um cliente ou para seus colaboradores.

O gerenciamento de serviços ajuda gerentes e equipes de TI a encontrarem soluções para as necessidades tecnológicas dos seus usuários finais. Ele é também um dos elementos que torna possível a governança de TI em uma organização.

O gerenciamento de serviços em TI tem como objetivos:

  • Resolver problemas de gestão;
  • Recuperar perdas;
  • Planejar recursos.

O ITSM fornece serviços de TI que estão alinhados com a empresa ou com suas necessidades; as ações são executadas como parte de processos que impactam a organização. ITSM se refere a políticas e processos consistentes.

GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE TI OU ITAM

Ativos de TI é qualquer informação, sistema ou hardware de uma empresa ou utilizados por ela, para suas atividades profissionais. Há diferenças entre “ativos de TI” e “serviços de TI”.

Gerenciar ativos é cuidar da implantação de TI ou gerir um inventário na área.

O gerenciamento adequado compreende ter de cuidar dos custos envolvidos nos processos de TI, das obrigações contratuais durante todo o seu ciclo de vida na empresa a fim de tomar as decisões de compra, reparação e substituição ou ainda de atender às demandas que surgirem.

Gerenciar ativos implica em grande responsabilidade. É cuidar de processos robustos e ter o controle de todas as contas e dispositivos de uma empresa. Para isso, é indispensável o uso de ferramentas poderosas que ajudem a controlar tudo, do início ao fim. Sem softwares adequados seria impossível gerir dezenas ou centenas de ativos de TI.

GESTÃO DE DESPESAS DE TELECOMUNICAÇÕES OU TEM

TEM é o método pelo qual as organizações gerenciam a rede de telecomunicações necessárias às suas atividades. São processos de gestão, tecnologia, políticas e pessoas que têm um impacto específico em sua rede de telecomunicações.

Gerir despesas de telecomunicações envolve lidar com um inventário de dispositivos e faturas, processos de negócio, como negociação de contratos e regras de utilização de linhas e dispositivos e políticas personalizadas.

O gerenciamento de despesas de telecomunicações (TEM) envolve:

Gestão de inventário Telecom: ação comum com ITAM, compreende gerenciar todos os ativos de TI e linhas em uso na empresa. Para isso, sua equipe deve conhecer seu patrimônio em telecomunicações. É impossível gerenciar sem conhecer o inventário;

Gestão de contratos: refere-se ao fato de manter o controle sobre os contratos ativos na empresa. O profissional de gestão de contratos deve cuidar para que a empresa receba os serviços que contratou na quantidade certa, e deve ainda avaliar se os planos de voz e dados contratados atendem às demandas da organização.

Além disso, planos equivocados são identificados, e o processo de renegociação diretamente com as operadoras, juntamente com os pedidos de ressarcimento em caso de cobranças indevidas fazem parte dessa complexa parte do processo.

Gestão de faturas: visa avaliar se as despesas de telecomunicações estão coerentes com o uso, se os gastos estão adequados aos usuários ou à unidade correta. O processo consiste em comparar o que foi contratado com o que está sendo cobrado. Os preços das tarifas são monitorados e controlados mensalmente para a minimização de desperdício.

Business Intelligence: a grande vantagem de TEM são as descobertas, as informações, como, por exemplo, o Benchmark de tarifas, o que permite um posicionamento da empresa frente ao mercado e à concorrência. Com essas informações, é possível construir estratégias.

Agora, que você já conhece as diferenças entre ITSM, ITAM e TEM, é hora de avaliar como andam os procedimentos adotados em sua empresa.

Busque se informar e avalie se o seu negócio elegeu as melhores soluções em gerenciamento de telecomunicações.

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