May
12

Uma nova aposta na telefonia pela internet

por: Afonso Bazolli
fonte: Valor Econômico
11 de maio de 2014 - 14:04

Uma-nova-aposta-na-telefonia-pela-internet-televendas-cobranca

Por: Gustavo Brigatto

Quase uma década depois da primeira onda de lançamento no Brasil de serviços de chamadas telefônicas pela internet, o chamado VoIP, a americana Vonage chega ao país para explorar esse mercado. Trata-se da quarta operação no mundo da companhia criada em 2001 e que hoje tem 2,5 milhões de usuários.

Com ações negociadas na bolsa de Nova York, a Vonage teve receita de aproximadamente US$ 830 milhões em 2013.

A operação no Brasil foi aberta por meio de uma joint venture entre a Vonage e a Datora Telecom – companhia brasileira de telecomunicações responsável pela infraestrutura da operadora móvel virtual (MVNO) da seguradora Porto Seguro e que no ano passado fechou um acordo com a britânica Vodafone para representar a companhia no país. O investimento não foi revelado. Pelo acordo, a Datora ficará responsável pela infraestrutura e a Vonage entra com as tecnologias e a parte operacional do negócio.

A operação, que tem nove pessoas, e pode chegar a 15 até o fim do ano, está a cargo do executivo Jorge Leonel, que tem passagens pela Oi, pela consultoria Booz&Co e pela Promon.

De acordo com Alexandre Wyllie, diretor de marketing e vendas da Vonage, o serviço será oferecido inicialmente apenas para consumidores residenciais, mas as empresas também estão na mira. Serão dois planos: R$ 45 por mês com fidelidade de 12 meses e R$ 55 por mês sem fidelidade. Ambos permitem fazer ligações ilimitadas para telefones fixos. Para fazer ligações para celulares e números internacionais o usuário poderá pagar avulso, ou contratar pacotes adicionais.

Uma das apostas da companhia será cobrar o mesmo valor por minuto tanto em ligações para telefones fixos quanto para celulares – na telefonia convencional, esses valores podem ter diferenças de duas a três vezes. Além disso, o assinante poderá compartilhar uma conta com até cinco pessoas, pagando mensalidades para ter “ramais” do número principal.

A chegada da Vonage ao Brasil remonta ao período entre 2005 e 2006, quando o Brasil teve uma onda de lançamentos de serviços VoIP. Sem a necessidade de grandes investimentos e com um grande potencial de crescimento, diversas companhias entraram no mercado. A qualidade dos serviços, porém, deixou a desejar e os internautas abandonaram a ideia, fazendo com que a maioria das iniciativas fechasse as portas. Para Leonel, desta vez é diferente: “A tecnologia evoluiu muito é algo muito diferente do que os consumidores tiveram contato no passado. Também estamos investindo em suporte em português”.

Na avaliação de Eduardo Tude, diretor do portal Teleco, o espaço para crescimento da companhia é limitado por conta dos pacotes de ligações oferecidos atualmente pelas operadoras. “Mas há algum espaço em nichos”, disse. Segundo Wyllie, a proposta é exatamente atuar para atender demandas específicas dos consumidores, e não convencê-lo a trocar o que já tem pela Vonage. Entre os alvos estão pessoas que viajam muito e famílias com filhos no exterior

Para promover sua chegada ao Brasil, a Vonage fará uma campanha de marketing que inclui anúncios em internet, jornais, revistas e na TV aberta em oito capitais e em suas regiões metropolitanas. Ela será estrelada pela apresentadora Didi Wagner, que já foi da MTV e hoje está no Multishow. Segundo Leonel, ela é uma usuária assídua do serviço por conta das constantes viagens que faz a trabalho. “As gravações com ela foram muito tranquilas porque é um depoimento real”, disse Leonel. O investimento na campanha não foi revelado.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: