Jul
24
23 de julho de 2018 - 18:00

Veja-como-o-principio-8020-pode-contribuir-para-conquista-de-seus-objetivos-televendas-cobranca-3

Por: Marta Maciel

O princípio 80/20, afirma que de forma genérica, 80% dos resultados obtidos são provenientes de 20% dos esforços aplicados para alcançá-los. Esta proporção significa que dentro do conjunto de atividades que desempenhamos diariamente somente uma parte ínfima de nossas ações é capaz de produzir quase que a totalidade dos resultados de trabalho de um dia inteiro. A grosso modo, 80% da energia despendida durante todo dia não promove nenhum tipo de benefício ou recompensa em nossas vidas. Isso talvez justifique a postura dos adeptos da lei do menor esforço. Provavelmente estejam fazendo a coisa certa a mais tempo que os demais.

Vilfredo Pareto foi um economista italiano que viveu no final do século XIX, e dentro de seus estudos verificou o padrão de desequilíbrio na divisão das riquezas na Inglaterra daquele século. Pareto observou que cerca de 80% dos recursos econômicos pertenciam a somente 20% dos ingleses e que esse tipo de padrão de desequilíbrio poderia ser aplicado a inúmeros outros dados, em locais e épocas distintas. O economista estava tão certo que o mesmo princípio é aplicado até hoje, não somente em relação a análises de distribuição de riquezas, mas como ferramenta administrativa dentro dos ambientes de negócios, na área da gestão da qualidade e gestão de recursos e processos.

É prudente ressaltar que esses percentuais servem como referencial e que existem variações nessas proporções conforme cada relação de causa e efeito estudada. O correto é avaliar a previsibilidade de desequilíbrio entre essas duas forças. Mas, para efeito de observação e reflexão, podemos aplicar o princípio 80/20 num grande número de fatos relacionados com os quais convivemos diariamente. Vejamos alguns exemplos:

  • Você trabalha com vendas? 80% das vendas são feitas dentro de um conjunto de 20% de produtos;
  • Você é administrador? 80% do lucro da empresa é proveniente de 20% dos produtos vendidos;
  • Você é da área comercial? 80% das vendas são realizadas para 20% do total de clientes;
  • Você é chefe de setor? 80% dos resultados são obtidos através de apenas 20% dos funcionários;
  • Você é motorista? 80% dos acidentes de trânsito são provocados por 20% dos motoristas;

Uma vez que acreditemos que exista alguma lógica nesse princípio de relação de desequilíbrio entre causa/efeito, como podemos aplicá-lo em benefício de nossa vida profissional e pessoal?

Vivemos uma época marcada pela busca por resultados, alta produtividade, lucratividade, conhecimento, oportunidades, e proporcionalmente, pela falta de tempo, aumento do estresse, crises econômicas, conflitos pessoais e comprometimento da saúde e da qualidade de vida. Acredito que através da compreensão desse princípio e de sua colaboração na condução de nossas atitudes e ações diárias, seja possível identificar quais os verdadeiros esforços e a medida real de tempo e dedicação a qualquer atividade, a fim de obter resultados mais positivos e satisfatórios.

O princípio 80/20 está fundamentado na ideia de que grande parte dos acontecimentos não apresentam importância alguma e indo mais além, poderiam ser tranquilamente descartados, uma vez que são pouquíssimas as forças que resultam em recompensas. Se os 20% de força usados resultam em recompensas é natural que sejam maximizadas, por outro lado, se esses esforços são responsáveis por resultados indesejáveis é racional que se desenvolva uma estratégia para substituí-los.

Isso tudo parece muito óbvio, mas esbarra num aspecto que muitas vezes ainda não foi amadurecido. Eu falo sobre nossos objetivos de vida, nossos planos, onde queremos chegar, o que queremos ser, o que precisa ser feito. Independente se esses objetivos são válidos, corretos, duvidosos, nobres ou egoístas, o importante é saber identificá-los para aprender a conquistá-los, certo? A partir daqui o princípio 80/20 já se torna mais “aplicável”. Quando identificamos o que queremos o segundo passo é partir para uma ação deliberada e focada no resultado que almejamos, através de ações calculadas. É importante saber priorizar o tempo e alinhar cada uma dessas ações aos nossos próprios objetivos.

Alguém afirmou que “se você fizer sempre as mesmas coisas irá obter sempre o mesmo resultado”. É no mínimo um pensamento a ser considerado, pois remete à ideia de que criatividade é algo essencial e que precisamos avaliar constantemente quais são os nossos 20% que estão nos levando aos nossos 80%, independentemente se são satisfatórios ou não. Essa substituição de parâmetros se sustenta basicamente pela aplicação de uma visão crítica sobre nós mesmos. Para concluir, podemos sintetizar o pensamento 80/20 como a forma mais eficaz de maximizar os resultados através da simplificação dos processos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: