Apr
03
02 de abril de 2017 - 14:07

4-dicas-para-alinhar-a-forca-de-vendas-com-os-objetivos-estrategicos-da-empresa-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

Quer saber como transformar sua equipe de vendas em uma verdadeira máquina de resultados para sua empresa?

Para que uma empresa seja bem-sucedida em seu ramo de atuação, é fundamental que toda a equipe atue de maneira coesa, onde a produção e o resultado em vendas sejam foco constante.

Entretanto, é comum encontrar nas empresas um gap envolvendo a equipe de vendas e os objetivos estratégicos dela, o que pode levar a uma vulnerabilidade terrível para os negócios.

Isso pode acontecer por diversos motivos: funcionários desmotivados, profissionais não envolvidos com a dinâmica da empresa, inexistência de coletividade e até mesmo a ausência de metas capazes de oferecer crescimento profissional para o vendedor.

Confira a seguir dicas para superar esses problemas e montar uma equipe campeã de vendas.

Alinhe sua equipe

Como anteriormente citado, é preciso que os objetivos estratégicos estejam plenamente alinhados com os vendedores. Mas como fazer para que a equipe de vendas esteja focada nos resultados que a empresa precisa? A resposta é a motivação.

Funcionário motivado é funcionário que vislumbra benefícios. Entre estes podem estar ascensão profissional, por exemplo. Quando o funcionário percebe que atingindo as metas ele pode crescer dentro da empresa, é muito provável que ele trabalhe com mais empenho para atingir os objetivos.

Encontre o funcionário com o perfil ideal

É preciso montar um grupo apto para atingir as metas estipuladas. Na hora de montar sua equipe pense sempre em ter ao seu lado pessoas capazes de atuar com iniciativa e dedicação. Isso vale tanto quanto a capacidade técnica de cada um.

Pensando no trabalho em equipe, essa lógica torna-se ainda mais relevante. A união do grupo geralmente é refletida no aumento da produtividade dos funcionários e na obtenção de coesão dentro do ambiente empresarial.

Estabeleça as metas corretamente

Ter objetivos mensuráveis e realistas é elemento motivador capaz de mobilizar sua equipe de vendas.

Com metas que podem estar relacionadas a volume de vendas, produtividade individual, entre outros, é possível fazer com que os profissionais atuem de maneira alinhada com os objetivos estratégicos da empresa de maneira muito eficiente.

Assim, a criação de um programa de metas deve ser feito com base nas possibilidades de cada funcionário junto com sua equipe, mas sempre como um desafio para que esses profissionais ofereçam o seu melhor desempenho.

São metas que, apesar de desafiadoras, não podem ser inalcançáveis, para que não causem um efeito desestimulante na equipe.

Considere sempre o lado humano

É preciso também ter a noção clara de que as pessoas têm seus lados positivos e negativos, pois são seres humanos. Avalie sempre o lado individual de cada um, reconhecendo suas características próprias, evitando relações frias típicas do ambiente corporativo.

Quando a figura do chefe se aproxima e se humaniza, é natural a criação da empatia, capaz de mobilizar qualquer profissional.

Para que sua equipe de vendas esteja plenamente de acordo com os objetivos estratégicos da empresa é fundamental que ela seja montada de maneira adequada para a execução do negócio.

A escolha de profissionais de acordo com seu perfil, assim como o trabalho com incentivos e estabelecimento de metas são caminhos que podem fazer toda a diferença na busca do sucesso da empresa.

Assine nossa newsletter e confira muito mais informações!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: