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30 de setembro de 2020 - 17:03

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Em um mundo de disputa cada vez mais acirrada pelo potencial cliente, não basta escrever um email de prospecção de qualquer maneira e esperar que ele traga o resultado desejado – uma resposta positiva de seu prospect.

Este formato de abordagem comercial precisa ser tratado com o olhar estratégico que merece e, apenas assim, será capaz de cumprir todo o seu potencial.

Isso porque, é claro, o email de prospecção ainda é uma das abordagens mais eficazes em Outbound Marketing, capaz de acelerar vendas de forma cadenciada. Pode-se, inclusive, chegar a certa escala no trabalho de primeira abordagem de vendas a determinado público-alvo.

Quando e como usar um email de prospecção

O email de prospecção, também conhecido como cold email (email frio, em português), é uma ferramenta importante da estratégia de Outbound Marketing.

Neste modelo de vendas, sua empresa segmenta e aborda o potencial cliente proativamente, utilizando recursos como email, telefone ou networking em eventos, por exemplo.

Em vendas consultivas do segmento B2B, o email é particularmente valioso. Bem sabemos o quanto é difícil obter a atenção de um prospect ou, até mesmo, conseguir chegar até a pessoa certa em abordagens por telefone.

O email, neste sentido, tem sido uma ferramenta de prospecção mais prática e até menos invasiva de fazer uma primeira apresentação do seu negócio.

Obviamente, é preciso lembrar que a sua empresa não é a única utilizando este modelo de abordagem. Basta pensar em quantos emails comerciais você recebeu nos últimos dias…

Então, para garantir que seu email de prospecção de clientes possa se destacar entre tantos outros, ele precisa ser memorável. E vamos ensinar como fazer isso a seguir!

Como montar um email de prospecção? As boas práticas do mercado!

Um bom email de prospecção combina três elementos principais:

visual;

mensagem;

texto.

Quanto ao visual, tente deixá-lo o mais simples possível! Não utilize imagens desnecessárias, destaques de texto excessivos (como negrito, itálico ou cores vibrantes), nem o torne muito extenso. Os emails realmente eficazes são aqueles que podem ser lidos e entendidos rapidamente.

E quanto à mensagem e ao texto? Esses sim são os elementos mais desafiadores do seu cold email. E é sobre eles que falaremos agora:

1. Capriche no texto

Muitos pensam que o conteúdo do email de prospecção começa pelo texto da mensagem em si. Mas de que adianta um texto excelente se o leitor sequer abrir o email?

Por isso, escolha um assunto que seja atrativo e que desperte a curiosidade de seu potencial cliente. É importante, também, que ele tenha entre 20 e 40 caracteres. Por quê? Desta maneira ele poderá ser lido claramente tanto na caixa de entrada do desktop quanto do celular.

2. Utilize mensagens-chave

Você conhece muito bem seu perfil de cliente ideal e suas personas, certo? Então já sabe quais são aquelas frases que realmente ajudam a converter!

Expressões utilizadas  nas abordagens de vendas que demonstram que você entende o desafio do potencial cliente e que geram algum tipo de identificação.

Use essas mensagens-chave em seus emails de prospecção, preferencialmente uma a cada mensagem que escrever, para que tenha força diante do contexto.

3. Personalize a mensagem

Um dos maiores erros em vendas é utilizar o mesmo email de prospecção para todas as abordagens. O “copia e cola” realmente não funciona. Afinal, o que queremos é engajar o potencial cliente diante de tantas mensagens que recebe em um único dia…

Isso não significa que você tenha que escrever um a um seus emails de prospecção. Pelo contrário, o ideal é utilizar templates. Mas eles precisam deixar espaço para a tão valiosa personalização!

4. Faça um call to action amigável

Um email de prospecção comercial não precisa ser um email de venda agressiva. Lembre-se, estamos falando de vendas consultivas.

Por isso, utilize call to actions em suas mensagens, mas as torne o mais amigáveis possível para seu potencial cliente.

5. Vá direto ao ponto

Apesar de o e-mail ser um modelo de comunicação que não nos impõe um limite de caracteres, não significa que possamos criar verdadeiras redações para apresentar nossos produtos e serviços.

Cabe lembrar que muitas das mensagens são lidas pelo celular e, por isso, precisam ser simples e objetivas. Portanto, vá direto ao ponto!

6. Apresente você e sua empresa

Quem nunca recebeu um email de vendas em que o representante comercial sequer explica quem é ele e a empresa para a qual trabalha? Por incrível que pareça, isso é bastante comum.

Em um email cujo objetivo é fazer uma primeira abordagem de vendas, então, não esqueça de garantir que o potencial cliente saiba quem está escrevendo para ele!

7. Não fale tudo em um email

Sim, você tem muitas mensagens a entregar, muitos benefícios a apresentar… Mas falar sobre tudo isso em um único email vai culminar em uma mensagem confusa e pouco atrativa para leitura.

Inclusive, em Outbound Marketing, é importante trabalhar com cadências de email, que conduzam o potencial cliente até o fechamento de forma coerente.

Exemplo de email de prospecção: veja alguns casos de sucesso!

Você já conhece as melhores práticas para escrever seus cold emails. Mas como fazer isso na prática?

É importante ressaltar que não existe uma fórmula de sucesso pronta, com exemplos de email de prospecção que funcionem para qualquer tipo de negócio. É preciso entender profundamente seu perfil de cliente, sua empresa e seu mercado de atuação.

Mas, é claro, existem alguns exemplos de abordagens que funcionam e que você pode adaptar para a sua realidade específica.

Abaixo, listamos alguns tipo de email de prospecção, com diferentes contextos de envio. Vale lembrar, inclusive, que podem existir muitos outros contextos para a sua mensagem de vendas e que tê-lo claro é importante para a construção de um texto coerente e atrativo.

Para construir estes exemplos de email de prospecção, vamos utilizar uma empresa fictícia, a Sweet Dreams, que fornece colchões para o setor hoteleiro. Todos os dados utilizados nas mensagens também são fictícios. Ah, e os itens que estão entre colchetes são o espaço para a personalização!

Acompanhe:

1. Caso de sucesso

Olá, [nome do prospect]!

Tudo bem?

Me chamo [nome do vendedor] e trabalho na Sweet Dreams. Somos uma empresa de colchões especializada em hotelaria, com envio para todo o Brasil.

Escrevo pois temos um caso de sucesso em [cidade ou região do prospect] que gostaria de compartilhar com você. O Hotel [empresa da cidade ou região do prospect] reduziu os custos com higienização de colchões e estofados em R$ 70 mil por ano após utilizar a tecnologia impermeável Extra Clean.

Podemos agendar uma conversa por telefone para que eu apresente mais detalhes sobre este e outros casos de sucesso de redução de custos no setor?

Tenho disponibilidade no dia [x], às [y] horas. Aguardo sua disponibilidade para seguirmos.

Abraço.

[Assinatura do vendedor]

2. Desafio do prospect

[Nome do prospect], tudo bem?

Sou [nome do vendedor] e faço parte da Sweet Dreams, empresa especializada em colchões para hotelaria.

Vi que você recentemente acessou nosso material sobre conforto como fator de sucesso para que os hóspedes retornem após uma primeira estadia. Você sabia que a má qualidade do colchão é responsável por 76% das reclamações negativas em sites de reservas e também pode influenciar negativamente novas vendas?

Por isso, gostaria de apresentar para o [nome do hotel] algumas das tecnologias mais avançadas para colchões, que certamente podem contribuir para a satisfação de seus hóspedes.

Qual o melhor dia e horário para conversarmos?

Atenciosamente,

[Assinatura do vendedor]

3. Contato em comum

Prezado [nome do prospect], tudo bem?

Escrevo por indicação do Sr. [nome da indicação], membro da Associação Hoteleira de [cidade ou região do prospect]. Me chamo [nome do vendedor] e represento a Sweet Dreams, líder em conforto para colchões no setor de hospitalidade.

Fechamos uma parceria com a Associação Hoteleira e o Sr. [nome da indicação] me recomendou fortemente que conversasse com você a respeito do objetivo do [nome do hotel] em ser reconhecido como um dos melhores hotéis da região.

Acredito que possa ajudá-lo! Vamos conversar a respeito em uma reunião? Tenho disponibilidade em visitá-los no dia [x]. É possível?

Até lá!

[Assinatura do vendedor]

Quais outros contextos você pode utilizar?

Apresentamos exemplos de email de prospecção para três contextos distintos, que determinam o tom da mensagem e o call to action a ser feito. Veja abaixo alguns outros contextos que podem ser utilizados:

Envio de conteúdo

Participação em evento

Elogio a alguma conquista do prospect

Apresentação de novo contato comercial

Novidade no produto ou serviço

Crie seu próprio template de email de prospecção!

O email de prospecção é uma ferramenta poderosa para acelerar resultados com Outbound Marketing. Com um bom contexto, mensagens-chave assertivas e um texto bem escrito, você é capaz de engajar o potencial cliente e levá-lo para a conexão pessoal, com uma reunião presencial ou por telefone.

Mas, para emails de prospecção que realmente funcionam, vá além dos modelos prontos, colete as melhores práticas do mercado e construa seus próprios templates de mensagens que vão conquistar seu prospect já no primeiro contato!

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