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5 dicas para uma abordagem vencedora em vendas

por: Afonso Bazolli
fonte: Venda Mais
10 de novembro de 2014 - 18:05

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Por: Rodrigo Saporiti

Sorriso sincero: o sorriso é uma comunicação universal que está ao alcance de todas as pessoas e que provoca um impacto muito positivo, então, deixe o mau humor em casa e passe a realizar o seu trabalho com mais satisfação e amor. “Gostar de vender é tão importante como saber vender”.

Material organizado: mostre para o cliente que você se preparou para a visita, é o momento de você impressionar, a organização é uma ferramenta poderosa para conquistar a confiança do cliente e esse profissionalismo é que vai fazer a diferença na hora dele optar por você e não pelo concorrente.

Ao chegar à empresa, cumprimente as pessoas com alegria e simpatia: seja humilde e converse com a senhora da limpeza, secretária e todos os funcionários: isso se chama educação, gentileza e passa uma ótima impressão.

Mantenha uma postura profissional e de respeito: evite fazer piadas ou brincadeiras logo no início da conversa, o cliente pode não gostar e desaprovar essa atitude, esse é um momento de estudo para as duas partes.

Passe segurança no olhar: o olhar transmite firmeza, conhecimento, respeito e credibilidade, use essa comunicação como ferramenta de aproximação do seu cliente. Fique atento ao cenário, visualizando tudo o que rodeia o cliente; veja se existem fotos, quadros, placas de reconhecimento, etc. Pergunte sobre estas possíveis preferências do cliente no seu ambiente, esse é o momento de estabelecer sinergia na relação.

André Silva é palestrante de vendas. Autor de dois DVDS de vendas e um de motivação, e do livro Vendedores de alta performance. E-mail: andre@palestranteandresilva.com.br Site: www.palestranteandresilva.com.br Facebook: Palestrante André Silva

“O melhor atendimento de todos não é você sorrir para o cliente, mas conseguir que ele sorria para você.” – Barrie Hopson

Habilidades pessoais

Você tem avaliado como andam suas habilidades pessoais como profissional de vendas? Aproveite o teste abaixo, elaborado pelo especialista Ernesto Berg, para descobrir:

Sei organizar e priorizar minhas tarefas e as executo conforme as prioridades que defini.

SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )

Não me abalo facilmente, e sei tomar decisões sob pressão, em quaisquer circunstâncias.

SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )

Sei como manter a calma diante de clientes agressivos ou mal-educados.

SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )

Não levo para o lado pessoal atitudes de frustração ou raiva dos clientes.

SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )

Sei me automotivar mesmo diante de problemas e dificuldades.

SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )

Tenho metas de longo prazo e sei que o trabalho que faço agora é uma etapa importante para atingi-las.

SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )

Sinto orgulho do trabalho que faço.

SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )

Tenho por hábito fazer amizades e associar-me a pessoas positivas e vencedoras.

SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )

Sei administrar e lidar positivamente com o estresse no trabalho.

SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )

Estou sempre otimizando meu trabalho mesmo que sejam tarefas rotineiras.

SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )

Faça sua autoavaliação: marque um ponto para cada resposta SIM, meio ponto para cada resposta ÀS VEZES, e as respostas NÃO ficam sem pontuação.

TOTAL DE PONTOS: _____

De 8 a 10 pontos: Ótimo. Você tem claros objetivos e equilíbrio emocional para enfrentar dificuldades pessoais e profissionais.

De 6 a 7,5 pontos: Você vai indo bem, mas pode melhorar. Veja as questões em que não pontuou ou pontuou parcialmente. Elas lhe dirão quais itens requerem melhoria.

Abaixo de 6 pontos. Sua pontuação é baixa. Talvez você não se sinta seguro em alguns aspectos de sua vida profissional, o que pode estar influindo no seu desempenho. Não desanime. Veja as questões em que você fez meio ponto, ou não pontuou; elas lhe dirão qual é a atitude adequada.

Ernesto Berg é palestrante, professor, consultor e autor de vários livros. Acesse: www.quebrandobarreiras.com.br

Hora de fechar

Existem vendedores excelentes que deixam passar o momento de bater o martelo. Para evitar essa situação, basta estimular o senso de urgência no cliente. Como? Incentivando o fechamento do negócio no curto prazo e gerando impulsos de compra com motivação e estratégia. É muito importante saber a hora de chegar ao “finalmente” e fechar o pedido.

Vender é algo tão prazeroso que o vendedor às vezes se envolve com o cliente porque gosta do produto ou porque se identifica com a pessoa, e não percebe o momento de finalizar a transação.

Extraído e adaptado do livro O Jogo das Vendas – Uma fórmula fácil e divertida para conquistar clientes e aumentar lucros, de Clovis Tavares (Editora Saraiva)

Discurso de elevador

O chamado discurso de elevador é uma metáfora para analisar o grau de eficiência de sua apresentação principal. Imagine que você vem tentando falar com um executivo de compras sobre seu produto há tempos, mas sem sucesso. De repente você o encontra sozinho no elevador e só tem 5 andares de “tempo” para falar com ele. O que você diria para vender sua empresa e seu produto? Se você for eficiente com sua “apresentação de elevador”, certamente despertará o interesse desse possível cliente.

Extraído e adaptado do livro O pensamento que faz vender – Um programa testado e aprovado por milhões de vendedores que passaram a vender muito mais, de Brian Tracy (Landscape/VendaMais)

Dicas de Telemarketing para sua empresa atender melhor os seus clientes

A melhor e mais fácil maneira de manter ativo o relacionamento com um cliente é manter-se em contato. Para maximizar relacionamentos lucrativos, os clientes deveriam perceber que têm uma conexão com a sua empresa.

Contatos mais frequentes levam a uma percepção de qualidade superior. Um cliente que sente que sua empresa se interessa o bastante por ele como para ficar entrando em contato, fornecendo informações úteis, passa a ter uma melhor opinião da sua empresa.

Ao entrar em contato com um cliente é importante que a informação transmitida seja transformada em benefícios, como por exemplo “A dica do dia”.

Vendedores tradicionais põem maior ênfase na iniciação de novos relacionamentos, ao invés de tentar aprofundar e estender os atualmente existentes. Por isso uma empresa moderna deve colocar outras pessoas para cuidar do relacionamento com seus clientes depois que ele tiver sido conquistado da maneira tradicional por um vendedor.

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