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17 de julho de 2019 - 17:03

6-atitudes-para-se-tornar-o-melhor-vendedor-da-empresa-televendas-cobranca-3

Por: Douglas Silva

Você já sentiu em algum momento que a sua carreira em vendas estava estagnada? Isso não significa que você estivesse performando mal. Pelo contrário. Você vinha batendo suas metas mês após mês. Mas nada além disso. Você vendia o que precisava ser vendido, e isso era o bastante.

Se você se identificou com essa descrição, você não está sozinho. Esse cenário é bastante recorrente na área comercial!

Depois de algum tempo trabalhando na mesma empresa, é comum que vendedores passem a dominar o processo comercial a ponto de obterem resultados consistentes mês após mês. Por um lado, isso é muito bom. Por outro, pode acabar se tornando um pouco frustrante.

Muitos profissionais de vendas são movidos pela adrenalina e pelo desafio. Por isso, quando essas duas características já não são tão presentes no seu dia a dia, é possível que seu desempenho comece a cair. Em outros casos, acabam buscando novos desafios em outras empresas.

Esse é um desdobramento frequente na vida de muitos vendedores. No entanto, superar a inércia é o que frequentemente separa os profissionais medianos daqueles que conseguem realmente se destacar no mercado.

Para que isso seja possível, é necessário reavaliar alguns comportamentos. Se você deseja alçar novos vôos na sua carreira e dobrar as suas vendas, confira as seis atitudes que nós selecionamos e que podem te ajudar a se tornar o melhor vendedor da sua empresa.

Se convença de que você é capaz

Ainda que alcancem as suas metas, muitos vendedores se sentem intimidados com a ideia de buscar o título de melhor vendedor da empresa. A possibilidade soa pouco plausível, como se sequer valesse a pena batalhar por ela. Por isso, o primeiro passo é convencer a si mesmo que esse é um desafio alcançável.

Vender não é um dom, mas uma habilidade. E, como qualquer habilidade, pode ser aprimorada aos poucos. Busque observar em si mesmo o que precisa ser desenvolvido e quais características pessoais e profissionais devem ser aprimoradas para que você alcance seu objetivo final.

Identificar esses pontos de melhoria torna o desafio mais palpável, permitindo que você trace um plano de ações concreto para chegar onde deseja e convencer você mesmo da sua capacidade e potencial.

Estabeleça novas metas

Depois ter se convencido da sua própria capacidade, chegou a hora de correr atrás do seu objetivo. Antes disso, no entanto, é preciso saber exatamente qual objetivo é esse. Se tornar o melhor vendedor da empresa pode ser uma meta inspiradora, mas, em termos numéricos, ela não quer dizer nada.

Vendedores precisam ser pragmáticos e objetivos, assim como suas metas. Quanto você precisa vender para se tornar o melhor vendedor da sua empresa? A resposta dessa pergunta deverá ser encarada como sua meta.

Se o número obtido parecer um pouco distante, tente começar trabalhando com uma meta menos ousada, mas que esteja acima do número que você normalmente conquista. Você pode, inclusive, determinar um prazo para alcançar esse objetivo final, de acordo com um percentual de crescimento em vendas esperado mês após mês.

Aprenda também a estipular metas de vendas ambiciosas.

Reveja suas tarefas

Grandes objetivos exigem esforços correspondentes. Por isso, você não pode esperar alcançar uma meta mais ousada fazendo aquilo que você já costumava fazer. Ao invés disso, tente descobrir quantos emails, ligações e reuniões você precisa fazer para fechar uma venda.

Em seguida, basta multiplicar esse número pelo número de vendas necessárias. Claro, essa não é uma matemática exata, mas pode te dar uma estimativa razoável do que você precisa fazer.

Se o número de tarefas parecer impraticável, busque analisar seu processo comercial, procurando pontos que podem ser otimizados. Quem sabe você não precise enviar tantos emails para conseguir fechar uma venda. No entanto, esses emails precisarão ser melhores e mais efetivos.

Direcione seus esforços para o que gera mais resultado

Qual é o momento do dia em que você é mais produtivo? Para qual tipo de cliente você tem mais facilidade de vender? Quais são as suas ações que resultam em mais vendas? Você consegue responder a essas perguntas? Se a sua resposta for “não”, já passou da hora de encontrar as respostas.

Ás vezes passamos muito tempo tentando descobrir quais são as nossas fraquezas e como melhorá-las e nos esquecemos de nos concentrar naquilo que já nos faz fortes. Direcionar seus esforços para o que gera mais resultado pode ser fundamental na hora de buscar metas mais ousadas.

Siga sempre em frente

Conquistar seu objetivo de se tornar o melhor vendedor da empresa não vai ser fácil. Mas isso é parte do desafio. A partir do momento que você compra essa briga, tem que estar disposto a enfrentar todos os revezes que possam aparecer ao longo do caminho.

Em algum momento talvez alguma situação externa prejudique suas vendas. Em outros, seus esforços podem não ter sido traduzidos em resultados. Mas nenhum desses momentos deve abalar sua confiança e impedir que você continue atrás da sua meta.

Vendedores medianos se abalam com imprevistos. Já vendedores fora da curva encaram eles como parte do seu trabalho, pensando em estratégias para evitar que eles afetem seus resultados.

Não se deixe abalar pela competição

O ambiente de vendas é competitivo por natureza. A competição, no entanto, é do vendedor com ele menos. Afinal, seus resultados não dependem de mais ninguém. Mesmo assim, nem todos os profissionais de vendas enxergam dessa forma.

Algum nível de rivalidade é até natural. Contudo, todos os vendedores de um time estão atrás do mesmo resultado. Desejar o pior para um colega ou, até mesmo, prejudicá-lo propositalmente, é tão anti-ético quanto contraprodutivo.

Não se deixa levar por competições sem sentido. Tenha em mente que o objetivo é seu e que a única pessoa que pode, efetivamente, ajudá-lo a chegar lá é você mesmo. Em paralelo, esteja também atento a quem pode querer prejudicar você ao longo da sua jornada.

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