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A Linguagem que Vende – Por Carlos Pires

por: Carlos Pires
fonte: Redação
26 de novembro de 2014 - 18:09 - atualizado às 18:58

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A maioria das pessoas acham que vender é falar, e falar muito, o que não é verdade. Vender é muito mais ouvir o cliente do que falar.

Mas na hora de falar com o cliente, devemos prestar atenção e saber, que a linguagem utilizada não é aquela que você aprendeu em casa, ou seja, não é aquela linguagem que você fala com seu pai, com sua mãe, irmãos e amigos, pois esta não é a linguagem da venda.

Na hora de vender você não utiliza e nem pode utilizar a mesma linguagem que você usa em casa, do mesmo jeito que o mecânico, o médico, o corretor de imóveis, o advogado e etc., não utilizam com você a mesma linguagem que eles usam em seu ambiente familiar e/ou social.

A linguagem de vendas não pode ser outra a não ser aquela que vende, aquela que traz o resultado esperado para ambos e que faz o cliente pensar.

Não esqueçam também de algo fundamental, que é a venda com ética. Lembrem-se, vender não é mentir, não é aumentar e nem diminuir as coisas, é preciso ser claro, objetivo, transparente, ético e verdadeiro. Apresente propostas vantajosas para ambos os lados, pois assim, você irá servir melhor o cliente, o conquistando positivamente.

Coloque sempre a proposta de venda como uma novidade, pois hoje em dia os clientes querem e procuram novidades, a um preço justo, com atendimento diferenciado, enfim, o cliente quer sair da mesmice.

Outra situação que precisa ficar clara para o cliente é o chamado custo/benefício, ou seja, o que ele ganha comprando ou adquirindo o seu produto e/ou serviço comparado ao valor que ele está pagando.

Custo/benefício é também uma forma delicada encontrada pelo cliente para desistir da compra, pois ele sempre pensa no custo e quase nunca no benefício. Desta forma, você precisa enaltecer os benefícios, inverta a conversa, fale primeiro dos benefícios, deixando o custo para o final. O que este produto e/ou serviço vai trazer de positivo para o cliente? Lembre-se de algo importante, cliente não compra produtos e/ou serviços, ele compra benefício, ele compra novidade.

Nunca pergunte para um cliente quanto ele quer gastar, cliente nunca quer gastar, ele quer ganhar.

Use sempre o nós para conversar com o cliente, pois esta é uma palavra importantíssima e grande aliada das vendas, porque ela demonstra para o cliente que você e sua empresa estão preocupados com ele também, com o seu bem estar, com a solução, e não só em fazer a venda. A frase é: Quando o Sr.(a) ganha, nós ganhamos.

Outra palavra muito importante e de grande uso para vendas é o sim, pois a cada momento que ela é pronunciada, significa que as portas estão se abrindo, que os dois estão raciocinando positivamente.

Saiba ouvir, nunca corte o cliente quando ele estiver falando e terminando seu raciocínio, não tente adivinhar o que ele vai falar, por isso, falamos no início desta matéria, que o mais importante é ouvir mais e falar menos. Não importa tanto o que o cliente diz, mas sim, como ele diz.

Faça o cliente pensar, para isso, você precisa fazer perguntas que tenha este intuito. Não esqueça, você precisa ter uma excelente dicção e saber falar as coisas com clareza, caso contrário, o cliente não vai sentir segurança em você, indo procurar outro vendedor ou outra empresa.

Boas Vendas!!!

Um grande abraço a todos!

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1 Comentário
  1. Sensacional. Usarei as dicas no meu dia a dia…

    Kleber Augusto Argento em 27 de novembro de 2014 - 00:27

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