A maioria das pessoas acham que vender é falar, e falar muito, o que não é verdade. Vender é muito mais ouvir o cliente do que falar.
Mas na hora de falar com o cliente, devemos prestar atenção e saber, que a linguagem utilizada não é aquela que você aprendeu em casa, ou seja, não é aquela linguagem que você fala com seu pai, com sua mãe, irmãos e amigos, pois esta não é a linguagem da venda.
Na hora de vender você não utiliza e nem pode utilizar a mesma linguagem que você usa em casa, do mesmo jeito que o mecânico, o médico, o corretor de imóveis, o advogado e etc., não utilizam com você a mesma linguagem que eles usam em seu ambiente familiar e/ou social.
A linguagem de vendas não pode ser outra a não ser aquela que vende, aquela que traz o resultado esperado para ambos e que faz o cliente pensar.
Não esqueçam também de algo fundamental, que é a venda com ética. Lembrem-se, vender não é mentir, não é aumentar e nem diminuir as coisas, é preciso ser claro, objetivo, transparente, ético e verdadeiro. Apresente propostas vantajosas para ambos os lados, pois assim, você irá servir melhor o cliente, o conquistando positivamente.
Coloque sempre a proposta de venda como uma novidade, pois hoje em dia os clientes querem e procuram novidades, a um preço justo, com atendimento diferenciado, enfim, o cliente quer sair da mesmice.
Outra situação que precisa ficar clara para o cliente é o chamado custo/benefício, ou seja, o que ele ganha comprando ou adquirindo o seu produto e/ou serviço comparado ao valor que ele está pagando.
Custo/benefício é também uma forma delicada encontrada pelo cliente para desistir da compra, pois ele sempre pensa no custo e quase nunca no benefício. Desta forma, você precisa enaltecer os benefícios, inverta a conversa, fale primeiro dos benefícios, deixando o custo para o final. O que este produto e/ou serviço vai trazer de positivo para o cliente? Lembre-se de algo importante, cliente não compra produtos e/ou serviços, ele compra benefício, ele compra novidade.
Nunca pergunte para um cliente quanto ele quer gastar, cliente nunca quer gastar, ele quer ganhar.
Use sempre o nós para conversar com o cliente, pois esta é uma palavra importantíssima e grande aliada das vendas, porque ela demonstra para o cliente que você e sua empresa estão preocupados com ele também, com o seu bem estar, com a solução, e não só em fazer a venda. A frase é: Quando o Sr.(a) ganha, nós ganhamos.
Outra palavra muito importante e de grande uso para vendas é o sim, pois a cada momento que ela é pronunciada, significa que as portas estão se abrindo, que os dois estão raciocinando positivamente.
Saiba ouvir, nunca corte o cliente quando ele estiver falando e terminando seu raciocínio, não tente adivinhar o que ele vai falar, por isso, falamos no início desta matéria, que o mais importante é ouvir mais e falar menos. Não importa tanto o que o cliente diz, mas sim, como ele diz.
Faça o cliente pensar, para isso, você precisa fazer perguntas que tenha este intuito. Não esqueça, você precisa ter uma excelente dicção e saber falar as coisas com clareza, caso contrário, o cliente não vai sentir segurança em você, indo procurar outro vendedor ou outra empresa.
Boas Vendas!!!
Um grande abraço a todos!
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Sensacional. Usarei as dicas no meu dia a dia…