Sep
13

Aprenda a gastar menos para captar clientes

por: Afonso Bazolli
fonte: Segs
12 de setembro de 2017 - 18:03

Aprenda-a-gastar-menos-para-captar-clientes-televendas-cobranca

Por: Vitor Horvath

Custo de Aquisição de Clientes — ou, simplesmente, CAC — é um dos indicadores de desempenho mais importantes quando se trata de mensurar o sucesso de uma campanha de marketing. Isso porque, ele diz, sem margem para erros, o quanto você está gastando para captar um cliente.

Como Gastar Menos para Captar Clientes

Se você precisa gastar menos para captar clientes, você precisa do Marketing Digital.

Custo de Aquisição de Clientes — ou, simplesmente, CAC — é um dos indicadores de desempenho mais importantes quando se trata de mensurar o sucesso de uma campanha de marketing. Isso porque, ele diz, sem margem para erros, o quanto você está gastando para captar um cliente. Quando o resultado dessa conta é pequeno, você pode ficar feliz, afinal, está fazendo tudo certo. No entanto, quando ele está acima do esperado, é hora de tomar algumas medidas e gastar menos para captar clientes. O marketing digital pode te ajudar nesta tarefa!

Entenda a diferença entre o CAC do marketing digital e do marketing tradicional

O título do nosso post é bastante claro: como gastar menos para captar clientes. E por que o marketing digital ajuda a reduzir o CAC? Por que ele é facilmente mensurável! Você tem todos os gastos com marketing digital no seu ERP ou numa planilha ou ainda em um aplicativo financeiro, sabe quantos clientes foram adquiridos a partir das estratégias de marketing digital, pois pode acompanhar os resultados hora a hora, dia a dia. Agora é só fazer a conta.

Em contrapartida, no marketing tradicional, isso não acontece com tanta facilidade. Imagine que você gastou 2 mil reais na produção de folders que serão distribuídos pela cidade. Como saber quantos clientes chegaram até a sua empresa porque receberam esse folder? Você pode fazer estimativas, tentar uma pesquisa, mas sempre será um número aproximado, nunca exato. E é por isso, que o marketing digital é mais efetivo na redução do CAC.

Calcule o CAC

O cálculo do CAC é bastante simples e dispensa qualquer tipo de ferramenta: some todos os gastos que você teve com marketing, considerando inclusive o salário do seu time, mensalidades de softwares gráficos, de automação, entre outros, e divida o montante final pelo número de clientes adquiridos no período.

Para facilitar o entendimento, imagine que você gastou 2 mil reais em estratégias de marketing no último mês e adquiriu 5 novos clientes. Isso significa que você gastou 400 reais para atrair cada novo cliente. É muito? A resposta é: depende.

Será muito se o retorno sobre esse investimento for pequeno, por exemplo, 500 reais por cliente. No final das contas você ganhará apenas 100 reais por cliente, o que não contribui muito para sua lucratividade. Mas se cada cliente gastar 20 mil reais, você terá um ROI (retorno sobre o investimento) de 5000%.

Reduza o CAC com o marketing digital

Se você gastar menos para captar clientes, mais lucrativa sua empresa se torna, por isso, por mais que você tenha um CAC bem pequeno, é sempre bom tentar diminuí-lo para maximizar ainda mais seu retorno sobre o investimento. Confira a seguir algumas estratégias de marketing digital que te ajudarão.

Inbound marketing: visa atrair a atenção do seu público com conteúdo de valor, ou seja, você não gasta com publicidade e ainda tem uma estratégia que gera resultados em longo prazo.

SEO: melhora o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, atraindo leads mais qualificados para a compra. Quanto mais leads, mais oportunidades de vendas, menor o CAC.

Links patrocinados: permitem que você controle o seu orçamento e ainda atinja leads qualificados através da segmentação dos anúncios. Ou seja, você não perde tempo nem dinheiro com quem não tem interesse nos seus produtos e serviços, o que ajuda a reduzir o CAC.

Redes sociais: disseminam seu conteúdo e ajudam a gerar engajamento. Uma audiência engajada é mais propícia a comprar várias vezes da sua empresa, gerando um maior lifetimevalue, isto é, rendimentos ao longo do tempo.

Marketing de conteúdo: fisga seu público por meio de conhecimento de alto valor, que ajude na decisão de compra e encurte seu ciclo de vendas. Quanto menor o seu ciclo de vendas, mais clientes comprando em menos tempo e menor o seu CAC.

Essas são as principais estratégias de marketing digital que te ajudarão a gastar menos para captar clientes e aumentar a sua lucratividade. E na sua empresa, quais estratégias você está utilizando para reduzi-lo? Precisa de ajuda?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: