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18 de julho de 2021 - 12:01

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Só empresas que fazem avaliação o desempenho podem planejar as melhorias, se forem necessárias!

Mas você sabe como realizar a avaliação de desempenho da equipe de vendas?

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar estas 4 formas de realizar avaliação de desempenho de vendas em sua empresa:

Avaliação por competências

Avaliação por resultados

Avaliação 360 graus

Autoavaliação

Confira nas próximas linhas mais detalhes sobre esses métodos você pode implementar para avaliar sua equipe comercial.

4 métodos para avaliação de desempenho de vendas

Avaliação de desempenho é uma prática que todo gestor comercial precisa implementar com seus colaboradores. Isso porque esse tipo de avaliação é uma forma de identificar os pontos positivos e as limitações da força de vendas para, então, promover os ajustes e as melhorias necessárias.

Avaliar o desempenho é também uma maneira motivar e engajar os vendedores, tendo em vista que esse feedback tem grande valor para que eles entendam como é possível melhorar cada vez mais.

1. Avaliação por competências

Dando início à nossa lista de métodos para avaliação de desempenho da equipe de vendas, temos aquela que é feita sobre as competências do avaliado.

Competência se refere aos conhecimentos, habilidades e atitudes que um profissional possui. Tendo isso em vista, ao avaliar os vendedores sob a ótica de suas competências, o avaliado está levando em consideração aspectos técnicos e comportamentais.

Dessa forma, é possível uma visão mais completa sobre o desempenho dos vendedores.

Para aplicar esse tipo de avaliação de desempenho de vendas, você pode criar um formulário com todas as competências a serem avaliadas. Para cada uma delas, você atribui duas ou três perguntas.

Suponhamos que uma das competências avaliadas seja a Proatividade. Você pode, então, colocar as seguintes perguntas para avaliar tal competência:

O colaborador é proativo ao desempenhar suas tarefas diárias?

O colaborador sugere ideias para melhoria do setor?

O colaborador se prontifica a fazer coisas que vão além das suas funções?

As respostas podem ser em notas (0 a 5, por exemplo) ou em alternativas (Nunca, Pouco, Algumas Vezes, Muito, Sempre).

Assim, depois de tabular os resultados, é possível analisar que competências cada colaborador domina e quais ele precisa desenvolver, com auxílio de seu gestor imediato.

2. Avaliação por resultados

Outro método para avaliação de desempenho dos vendedores é aquele feito com base em resultados quantitativos.

Aqui, leva-se em consideração os resultados individuais e coletivos obtidos nos indicadores de desempenho em vendas.

A intenção é avaliar se a equipe conseguiu alcançar as metas e quais vendedores obtiveram os melhores resultados e também os menos expressivos.

Dentre as principais métricas de desempenho em vendas a serem observadas nesse método de avaliação, podemos citar:

taxa de conversão;

ticket médio;

follow-ups realizados no último mês;

taxa de absenteísmo;

retenção e satisfação de clientes;

quantidade de leads qualificados;

tempo médio do ciclo de venda, etc.

A avaliação de desempenho dos vendedores com base nos resultados por eles obtidos é uma abordagem mais objetiva e pode orientar melhor o gestor comercial na hora das tomadas de decisão.

Veja alguns indicadores de performance de vendedores para usar em sua empresa:

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3. Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus recebe esse nome porque todos os envolvidos na rotina de trabalho do vendedor avaliado são convidados a participar desse processo.

Superiores diretos, colegas de mesmo nível hierárquico, subordinados, o próprio colaborador e até mesmo clientes e fornecedores podem dar suas contribuições nesse método avaliativo.

A avaliação 360 graus consiste, basicamente, em elaborar um questionário com algumas perguntas sobre o vendedor e o trabalho por ele desenvolvido. A intenção é permitir que se compreenda o desempenho do colaborar sob diferentes perspectivas para, então, compará-las.

4. Autoavaliação

Já a autoavaliação é feita quando o próprio vendedor avalia seu desempenho. Um questionário é elaborado para que ele possa expressar sua visão sobre o seu próprio trabalho no departamento comercial.

Esse método de avaliação de desempenho de vendas é interessante porque estimula a autocrítica do colaborador. Porém, é necessário garantir que o avaliado se sinta à vontade e seja o mais sincero possível.

Atentar-se a esse detalhe é importante para evitar que o vendedor se sinta constrangido e receoso ao, por exemplo, atribuir uma nota para si mesmo.

Após a autoavaliação, o avaliado deverá se reunir com seu gestor comercial para, juntos, discutirem os resultados e propor as melhorias necessárias.

O que achou dos nossos métodos de avaliação de desempenho de vendas? Já sabe qual vai utilizar na sua equipe comercial?

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