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Como aumentar vendas utilizando Crowdsourcing

por: Afonso Bazolli
fonte: Piattino
29 de julho de 2018 - 14:07

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A ideia consiste em construir canais sólidos de longo prazo para geração de leads com base na marca. Esse exército de defensores da marca agem como grandes equipes de venda, tendo como base as suas respectivas redes de relacionamento. O canal, comunidade ou programa não tem como primeiro objetivo fechar negócios, mas sim gerar leads. A concretização da venda é uma consequência natural do processo.

Atualmente, a maioria das grandes marcas dispõe de canais de vendas tradicionais – internas, diretas ou por meio de terceiros. O modelo Crowdsourcing Lead Generation inova no sentido de ser uma nova alternativa sem a necessidade de elevados investimentos em campanhas de marketing ou montagem de novas equipes.

Tecnologia como aliada

A estratégia tem como base softwares de marketing social. Eles desempenham o papel de mobilizadores dos canais, aproveitando as redes de relacionamento pessoais de cada integrante para gerar leads de qualidade e novos negócios. Analisando a atuação de empresas que já utilizam com sucesso o Crowsourcing Lead Generation, é possível identificar algumas práticas que explicam os bons resultados:

1) Identificar quem influencia as decisões de compras dos potenciais consumidores

Os clientes já conquistados são uma fonte de possíveis leads. A empresa deve aproveitar que já estabeleceu uma relação de confiança com esse grupo e estreitar o contato com vistas a transformá-lo em defensores da marca. Por exemplo, corretores de imóveis podem representar um excelente canal de negócios para bancos, companhias de segurança ou empresas do ramo de decoração. Já as câmaras de comércio exercem influência sobre pequenas e médias empresas, transformando-se assim em um espaço privilegiado para aplicação do modelo Crowdsourcing Lead Generation.

2) Reunir os defensores da marca em uma comunidade, programa ou canal

Para isso, é importante aproveitar toda e qualquer oportunidade de contato, desde um banner em um site de comércio eletrônico, passando por mensagens de SMS ou no Whatsapp, campanhas de e-mail marketing e até vendas externas. O objetivo é elevar o nível de engajamento no canal criado. Para isso, pode-se destacar a importância da participação no programa, da leitura da descrição dos objetivos, da concordância explícita com os termos e condições do canal e do registro de ingresso na comunidade.

3) Manter a motivação permanente

Depois de integrar o novo membro ao programa, ele deve ser permanentemente estimulado a atuar. Um aspecto de destaque é o lembrete de que a comunidade tem o poder de se transformar em fonte de receita ou vantagens. Para facilitar o trabalho do integrante da comunidade, disponibilize softwares de marketing social. Isso tem o efeito de potencializar os resultados. E lembre-se: parabenize o defensor da marca por cada lead gerado.

4) Pedir que o defensor da marca gere leads

Recompensar o membro da comunidade com dinheiro, pontos, doações para uma instituição de caridade ou ofertas especiais rende excelentes resultados. Peça e destaque a importância da participação do defensor da marca.

5) Fornecer ferramentas de compartilhamento

Quanto mais opções de compartilhamento tiver o defensor da marca, maior será a chance de sucesso da estratégia. A chance de apresentar a sua marca deve estar disponível por meio de ferramentas para dispositivos móveis, redes sociais, Whatsapp e sites. E mais importante: a qualquer momento. Elas permitem o melhor gerenciamento do canal.

6) Acompanhar e gerenciar os leads gerados pelo canal

O software de marketing social deve ser capaz de estabelecer as conexões para o fluxo de compra e a geração de leads. Isso permitirá a avaliação da eficiência de sua equipe de defensores da marca.

O modelo Crowdsourcing Lead Generation ajuda a marca a identificar quem influencia a opinião de compra dos consumidores de produtos ou serviços. O software de marketing social atua na condução de leads e alimenta a equipe de vendas com informações detalhadas acerca do mercado. Dessa forma, os gerentes podem aferir os avanços registrados e definir estratégias de motivação da comunidade. O sistema visa a automatizar todo o processo, garantindo eficiência e aumentando a produtividade.

Tem alguma dúvida sobre como esse modelo de crowdsourcing pode aumentar as suas vendas? Entre em contato conosco.

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