Com os avanços da tecnologia e os novos hábitos e comportamentos dos consumidores, as relações entre empresas e clientes passaram por mudanças significativas. No segmento de supermercados, podemos perceber uma mudança muito expressiva nos últimos anos. O cliente ter que ir até a loja física para comprar um produto sempre que algo falta em sua dispensa já não é a realidade para muitos brasileiros.
Com as facilidades do delivery e das compras por assinatura e programadas via aplicativos móveis, o relacionamento entre clientes e supermercados ganhou novos formatos e, consequentemente, requer novos meios de atendimento. Nesse cenário, o WhatsApp se apresenta como uma estratégia valiosa para os varejistas que buscam se aproximar desse público e oferecer a eles uma experiência completa de ponta a ponta.
Se você atua no segmento de supermercado e ainda não sabe como ter o WhatsApp em sua operação, confira na sequência deste artigo algumas dicas que vão te ajudar a entender o poder dessa ferramenta.
Apoio na captação de clientes
O digital trouxe muitas facilidades para os clientes, hoje eles conseguem acompanhar as promoções, pesquisar e comparar preços e ter um atendimento completo sem precisar sair do conforto da sua casa. O WhatsApp contribui diretamente para que esse processo se torne favorável para o supermercado e seus clientes.
Por meio desse canal, o varejista consegue disponibilizar um atendimento mais rápido e personalizado, além de despertar o interesse dos clientes por meio de envios estratégicos da folheteria digital ou de cupons personalizados. Para atrair novos consumidores ou retomar o contato com antigos clientes, o WhatsApp se apresenta como uma ferramenta bastante valiosa para os supermercados.
Integração que favorece a compra e o pós-venda
A jornada de compra envolve muitas etapas e com os supermercados não é diferente. A compra e o pós-venda requerem uma atenção diferenciada, pois são momentos decisivos para a conversão e fidelização do público.
Com o WhatsApp, é possível traçar o perfil do cliente e disponibilizar para ele comunicações personalizadas. Além disso, em caso de dúvidas ou problemas no pós-venda, o canal surge como uma ótima alternativa para solucionar as demandas de forma ágil e sem desgastar o relacionamento com o cliente.
Controle total do seu atendimento
O atendimento via WhatsApp não precisa mais ser feito de forma avulsa e que impede uma gestão assertiva. Hoje, com o WhatsApp API é possível usar o número fixo na conta, integrar o atendimento com chatbots, permitir que vários atendentes usem uma única conta ao mesmo tempo, além da análise constante das conversas. Com isso, os gestores conseguem visualizar a eficácia do WhatsApp API em seu supermercado e traçar estratégias que ajudam a impulsionar a experiência do consumidor.
Tracking de pedidos
Se o seu supermercado faz vendas online, o WhatsApp API te ajudará a oferecer ao cliente um acompanhamento do status de compras bem completo, envolvendo desde a aprovação até a entrega dos produtos. Tudo é feito de forma personalizada e automatizada, sem a necessidade de incluir operadores humanos nessa importante interação.
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