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25 de outubro de 2016 - 18:09

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Por: Gustavo Paulillo

Você está tendo dificuldades para criar uma estratégia de vendas efetiva? A jornada do cliente pode ajudar o seu negócio a vender muito mais!

Criar uma estratégia de vendas que gere resultados pode ser um desafio até mesmo para a empresa mais experiente.

A forma como as pessoas adquirem produtos e interagem com empresas mudou consideravelmente nos últimos anos.

Além disso, para cada tipo de produto existem processos diferentes que o levam a fechar a compra.

Imagine otimizar cada etapa do seu processo de vendas de acordo com as ações feitas pelo seu prospect?

Sim, é exatamente assim que usaremos a jornada de compra para construir uma estratégia de vendas infalível! Confira:

O que é jornada do cliente

A jornada de compra é o caminho que um cliente percorre desde a primeira interação com a empresa até a compra do produto. Cada uma dessas etapas é composta por ações que determinam quais estratégias devem ser usadas.

Essas estratégias podem ser tanto de marketing quanto de vendas, mas hoje vamos focar em como melhorar o trabalho do seu time comercial com a jornada do cliente.

A jornada do cliente é dividida em 4 etapas, que abrangem o caminho executado pelo possível comprador até ele se tornar um cliente.

Para entender melhor, vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas e como a sua estratégia de vendas pode trabalhar cada uma das etapas.

Como aplicar uma estratégia infalível em cada etapa da jornada de compra

Aprendizado e descoberta

Aqui, o seu potencial cliente inicia as etapas de uma possível compra. Mas o detalhe é que ele ainda não sabe se realmente tem um problema ou identificou uma oportunidade.

Nesta etapa, não é indicado que o seu time e vendas entre em contato direto com o prospect, isso pode afugentá-lo, já que ele ainda não sabe o que precisa e não conhece a sua empresa.

Reconhecimento do problema

Agora, o nosso possível comprador identificou uma oportunidade ou conhece o seu problema, a principal dor dele está clara e as pesquisas e procuras vão focar em entender melhor como resolver esse problema, aprendendo sobre as possíveis soluções.

Essa é uma oportunidade de o seu time de vendas ajudar na educação desse prospect.

Se ele preencher um formulário e se tornar um lead, garanta que o seu time de venda o prepare para a compra, nutrindo-o com conteúdo relevante e auxiliando nas dúvidas sobre o produto e a solução.

Consideração da solução

A partir de agora os seus vendedores vão adotar estratégias mais incisivas.

O seu possível cliente já sabe qual é o seu problema e começa a conhecer e avaliar algumas soluções possíveis para esse problema.

Os seus times de vendas e de marketing devem ajudar a criar o senso de urgência para o prospect, ou seja, mostrar que aquele problema deve ser resolvido rápido.

É uma tendência que possíveis compradores se esqueçam do problema e não adquiram a solução.

Mantenha contato com o prospect (ou lead, o que é ainda melhor). Certifique-se de qual é a dor e o que ele procura na solução, lidere-o no caminho de que a sua solução é a melhor.

Decisão de compra

Aqui o seu possível cliente já está comparando as soluções e decidindo qual se encaixa melhor para o seu problema (além do seu bolso e das suas necessidades).

Os seus vendedores precisam mostrar claramente as vantagens do seu produto e os diferenciais da sua empresa — essas são as principais armas para o seu time de vendas.

Agora que você já conhece as etapas da jornada do cliente e como o seu possível comprador toma decisões de compra, refine o processo e crie a sua estratégia de vendas infalível!

E se você ficar com alguma dúvida escreva para nós através dos comentários!

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