Dec
18

Conheça as 4 características de um bom vendedor

por: Afonso Bazolli
fonte: Hi Platform
17 de dezembro de 2019 - 17:01

Conheca-as-4-caracteristicas-de-um-bom-vendedor-televendas-cobranca-1

Ser um bom vendedor consiste em aprender técnicas de vendas constantemente, conhecer a si próprio e saber se relacionar com as pessoas.

Ninguém nasce pronto para ser um vendedor. Algumas pessoas têm sim um talento natural, no entanto, é preciso desenvolver esse dom para se tornar, de fato, um ótimo profissional. Uma das melhores maneiras de aprimorar os conhecimentos é conhecer as principais características de um bom vendedor.

É claro que cada vendedor tem um perfil diferente, afinal de contas, todos temos nossa própria personalidade. Contudo, existem pontos em comum entre esses profissionais que os tornam referência na área. Você pode até encontrar diferentes meios para atingir o objetivo final. Desde que consiga concretizar suas vendas e satisfazer o cliente de forma ética, está tudo bem.

Quer saber quais são as principais características de um bom vendedor e, assim, trazer mais resultados para a sua empresa? Continue lendo e confira nossas dicas!

1. Flexibilidade

Tanto na hora de negociar quanto no momento de abordar o cliente, você deve ser flexível. Em relação à primeira questão, geralmente, a empresa permite uma margem de negociação em seus produtos. Sendo assim, o ideal é aumentar o desconto aos poucos, caso necessário, até chegar a um acordo interessante.

Quanto à abordagem, o vendedor precisa enxergar o perfil do consumidor para se adequar a ele. Algumas pessoas são mais enérgicas e impacientes, logo, precisam de um atendimento ágil. Outras requerem mais sutileza. Caso você passe do ponto, elas podem se sentir incomodadas.

2. Autoconfiança

Todos estamos frequentemente suscetíveis a ouvir um “não”. Isso faz parte da vida. O que não pode acontecer após uma resposta negativa é ficarmos abalados e isso se refletir em nossa performance. Para alguns, a volta por cima é mais fácil do que para outros, mas o bom vendedor deve buscar a superação sempre.

Portanto, acredite em sua capacidade e no trabalho que está desenvolvendo. Só tome cuidado para não exagerar na dose de autoconfiança. A humildade também é essencial para enxergarmos nossos erros e evoluirmos.

3. Proatividade

O bom vendedor deve buscar oportunidades, e não esperar que elas apareçam. As pessoas que exploram as possibilidades e correm atrás dos seus objetivos aumentam suas chances de encontrar bons negócios — às vezes, até melhores do que elas estavam esperando.

Os vendedores proativos também têm mais sucesso na hora de fechar um negócio. Quando o cliente está relutante em adquirir determinado produto, por exemplo, quem tem proatividade busca diferentes soluções para resolver esse impasse. Não adianta empurrar algo que o consumidor não precisa — é necessário ir atrás de outras opções.

4. Boa comunicação

Consideramos uma boa comunicação quando há conexão entre o emissor (quem emite a mensagem) e o receptor (quem recebe a mensagem). Para isso, é preciso ouvir o que o cliente tem a dizer pacientemente, entender suas necessidades e apresentar de maneira clara o produto/serviço mais indicado para o caso.

Além de falar sem parar, um erro cometido por muitos vendedores é mostrar somente as características técnicas dos produtos. O consumidor quer saber como aquilo vai ajudá-lo, seus benefícios. Então, ao entender a dor de quem está do outro lado, você consegue aumentar seu poder de persuasão e fortalecer a sua relação com o cliente.

Agora que você conheceu as principais características de um bom vendedor, comece a praticá-las. Não há palavras mágicas para encantar os clientes nem qualquer macete. Esse é um trabalho contínuo, que requer disciplina e tato para entender o que se passa com o consumidor.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Gostaria muito, de ficar mais informada sobre a área da televendas.

    Ivanete Aparecida Ricardo da cruz em 21 de janeiro de 2022 - 07:08

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: