Fazer um e-mail não é fácil. Isso todos sabemos! Por isso, no blog da Akna você encontra diversas dicas de como construir títulos, como fazê-lo no geral, entre outras. Mas, já pensou em que modelo de mensagem você vai enviar e qual condiz com seu negócio? Atualmente, existem diversos tipos de e-mails.
Nesse sentido, preparamos este artigo. Aqui, apresentamos 5 tipos existentes. Confira e descubra quais você deve enviar!
Conheça os principais 5 tipos de e-mail!
1) E-mail de boas-vindas pós-cadastro
Sabe quando o lead acaba de assinar a Newsletter ou se cadastrar em seu site? Essa é a oportunidade de enviar um e-mail de boas-vindas! Principalmente, ele serve para agradecer pela confiança e participação, bem como apresentar um pouco mais a marca. Assim, desde o início, a relação entre cliente e empresa já é trabalhada.
Além disso, ele tem um papel fundamental na evolução da jornada de consumo: atribuir mais confiança à marca e aumentar as chances de conversão!
2) Transacional
Já o e-mail transacional é aquele que o cliente ou lead recebe após realizar a compra de serviço ou produto, por exemplo. Nesse caso, serve para informar que a efetivação dela ou que algo deu errado. Além disso, pode ocorrer nas seguintes situações:
pós-cadastro, quando pede para fazer login ou criar uma senha;
quando perde a senha e recebe e-mail para refazê-la;
após uma compra, com ofertas parecidas à aquisição feita.
Por conta disso, esse modelo de mensagem também é chamada de e-mail de ajuda e guia ao cliente. Geralmente, é disparado automaticamente.
3) Promocional
Diferente dos dois tipos de e-mail marketing apresentados acima, o promocional é um modelo que pretende apresentar algo que sua empresa oferece. Isto é, sem limites. Dessa forma, serve para promocionar produtos, eventos, um conteúdo mais denso como e-book, ofertas e descontos. Assim, esse é um aliado valioso quando falamos de convencer o destinatário a realizar uma ação efetivamente. Possui um objetivo claro e concreto.
Nesse caso, é interessante contar com uma segmentação. Desse jeito, os clientes ou leads certos receberão a mensagem de interesse. Há maior chance de conversão.
4) Newsletter
Também conhecido como revista digital e boletim informativo, o e-mail Newsletter é um dos principais e mais utilizados. Geralmente, seu envio é o primeiro passo para empresas que recém começaram a trabalhar com e-mail marketing.
A mensagem consiste em conteúdos relevantes com caráter informativo a quem possa interessar. Podem ser novidades da marca e publicações do blog. Para um mercado, o e-mail pode consistir em receita, por exemplo. Esse tipo de mensagem pode ser enviada de forma periódica.
Entre os principais exemplos de Newsletter, podemos citar:
artigos;
posts do blog;
dicas;
atualizações;
promoções, entre outros.
5) E-mail de inatividade ou saudades
Entre os principais tipos de e-mail marketing também podemos citar o de inatividade ou saudades. Consiste em uma mensagem direcionada ao lead que passa muito tempo sem interagir com a empresa. O objetivo é reconquistar aquele que se afastou. Por isso, geralmente, possui um questionamento para a pessoa acerca do interesse sobre a compra. Ele ainda existe? Também são enviadas ofertas e descontos para estimular a venda e a conversão.
Automação de e-mail marketing: como esse recurso pode ajudar?
Já conhece a automação de e-mail marketing? Esse é um recurso tecnológico que ajuda a realizar os processos de envio de forma simplificada e fácil. Reduz os trabalhos manuais e aumenta a eficiência na comunicação com seus contatos. Com ele, suas mensagens sempre chegarão e garantirão a nutrição aos leads. Consequentemente, há uma maior chance do avanço na jornada de consumo.
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