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13 de junho de 2021 - 12:01

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O que é storytelling em vendas?

Em livre tradução, storytelling significa “contar histórias”. No mundo corporativo, o storytelling se refere à prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca.

Já o storytelling em vendas busca criar conexões com clientes em potencial, colocando-os como protagonistas da história contada.

O objetivo é despertar emoções por meio de histórias convincentes e relevantes. Assim, elas serão capazes de reter a atenção do público-alvo e impactá-lo positivamente. Dessa forma, ele ficará mais inclinado a adquirir a sua solução.

No storytelling, é preciso transcender as características do produto ou serviço. O bom contador de histórias deverá ir além e atingir níveis mais subjetivos da audiência para criar um vínculo emocional entre a marca e o público.

As campanhas da Coca-Cola são um dos maiores exemplos de storytelling nas empresas. Se você reparar bem, os comerciais e as demais peças publicitárias da marca estão sempre contando uma história relacionada à amizade, à família, à união e ao amor.

E o produto, que é o refrigerante, aparece em segundo plano. O foco quase nunca está nas características da bebida, mas sim nos valores e sentimentos que a marca quer passar para seus consumidores.

4 exemplos de storytelling nas empresas

São quatro exemplos em que fica claro que o storytteling realmente pode ajudará a valorizar uma marca. Assim, ela contará com a identificação do público, que se sente mais próximo dela.

Selecionamos inicialmente dois exemplos B2C, mas vamos complementar com dois exemplos B2B também, além de um passo a passo de como criar seu storytelling

Storytelling no B2C

1. Huggies

A Huggies é uma empresa que fabrica fraldas e tem como maior concorrente a Pampers. No Canadá, esta última detinha todos os contratos hospitalares e até então era líder de mercado.

Para conseguir competir com a Pampers, a Huggies canadense lançou em 2016 uma campanha utilizando o storytelling.

Para isso, criou uma narrativa que convencia as mães a escolherem as fraldas Huggies em detrimento da sua maior concorrente.

“Hugs” significa “abraços”. Logo, essa narrativa tinha como base uma série de pesquisas científicas que mostram a importância do abraço para melhorar diversos aspectos da saúde dos bebês, tais como:

os sinais vitais dos recém-nascidos;

o fortalecimento do sistema imunológico;

o desenvolvimento cerebral.

Como resultado, as vendas de fraldas Huggies aumentaram 30% naquele ano.

2. Airbnb

A Airbnb é uma startup que sacudiu o mercado de hotelaria ao lançar uma plataforma que conecta pessoas que precisam de hospedagem a pessoas que topam oferecer essa hospedagem em sua própria residência.

E um dos principais fatores que fizeram a Airbnb se tornar a empresa multibilionária que ela é hoje se refere à sua habilidade em usar o storytelling em suas campanhas.

Dessa forma, sua narrativa está quase sempre focada na hospitalidade, no sentimento de comunidade e na experiência local.

Para contar suas histórias, a empresa utiliza de forma inteligente os dados de seus usuários.

Sua compreensão intrincada do seu público e o uso criativo de dados do consumidor a tornou uma das marcas mais emblemáticas de hoje.

Em uma de suas campanhas, a empresa produziu vários vídeos em que usuários da plataforma compartilham suas histórias, abordando algum aspecto específico de suas culturas locais.

As histórias contadas pela Airbnb acabam ressoando entre seu público em todo o mundo, gerando identificação com a narrativa e envolvimento emocional. Dessa forma, o usuário se sente estimulado a conhecer melhor a cultura local apresentada no vídeo que ele assistiu.

Storytelling B2B

3. Advanced Business Solutions

Esta empresa britânica de fornecimento de softwares usou o mais clássico exemplo de storytelling, contas de fadas, como João e o Pé de Feijão e Cinderela.

Para isso, confeccionou belos livros ilustrados em que adaptava esses contos para a realidade tecnológica atual e seu uso em empresas.

Veja só o resultado:

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4. State Street

A empresa de gestão de investimentos State Street conseguiu transformar sua iniciativa de storytelling em um ponto turístico da ciada de Nova York.

Para isso, criou uma personagem feminina, ainda jovem, uma menina, e a colocou como heroína que enfrenta os mercados, no caso, o famoso touro dourado de Wall Street. Com isso, queria mostrar o poder de empresas lideradas por mulheres.

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