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Dicas para alavancar as vendas em tempos de crise

por: Afonso Bazolli
fonte: Idea CRM
19 de fevereiro de 2018 - 18:03 - atualizado às 18:31

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Por: Heloisa Figueira

Em tempos de crise, para alavancar as vendas é preciso olhar para o atendimento e prestação de serviços com mais atenção.

Já é fato que a crise econômica que o Brasil está enfrentando vem atingindo inúmeros setores e comprometendo as vendas  e o emprego de milhares de brasileiros. No entanto, o segmento de e-commerce está sendo o menos atingido por esse período de recessão. A popularização do acesso à internet permitida pelos smartphones é um dos fatores que contribuem para que o mercado virtual nacional continue  crescendo.

Mesmo com esse cenário positivo para as empresas de e-commerce,  é preciso estar atento as mudanças econômicas e comportamentais causadas pela crise. Atrair os clientes e alavancar vendas durante uma recessão é algo ainda mais difícil para as empresas, já que os consumidores, nestes períodos, pensam muito mais antes de adquirir um produto ou serviço, pois temem a instabilidade financeira.

Por isso, para ajudar as companhias que atuam no comércio eletrônico, listamos, abaixo, algumas dicas importantes para alavancar as vendas ou mesmo manter as vendas das lojas virtuais em épocas de crise. Confira!

Atendimento personalizado e a todo o momento

Devido a crise, os consumidores estão pensando cada vez mais antes de realizar uma compra. Se o cliente entra em uma loja virtual para esclarecer uma dúvida sobre um produto ou serviço, e não é atendido prontamente, as chances dele desistir da compra são muito grandes. Por isso, é importante manter no e-commerce ferramentas que permitem ao cliente falar com um atendente da empresa em tempo real. Os chats online, por exemplo, resolvem muito bem essa demanda.

Apenas implementar a ferramenta não garante um resultado satisfatório, pois é necessário contar com uma equipe de operadores treinados, educados e que demonstrem disposição para resolver o problema ou sanar a dúvida do cliente.

Um atendimento personalizado é um diferencial que atrai o potencial comprador, já que sentir-se bem com o atendimento e ter a questão solucionada são fatores essenciais para a tomada de decisão da compra.

Serviços integrados

Além de estar disponível via chat online, as lojas virtuais precisam oferecer outros canais de atendimento, como e-mail, SAC, redes sociais e SMS. No entanto, para serem efetivos, é necessário que esses canais estejam integrados. Caso contrário, a empresa poderá ter  problemas na comunicação, como duplicidade de respostas ao cliente sobre a mesma solicitação.

Essa integração pode ser feita por meio de softwares, que unem todas as informações, dando uma visão única e geral de cada cliente. Essa unificação permite que a loja ofereça um atendimento personalizado, ágil e de qualidade.

Obtenha informações atualizadas de seus clientes

Para ser assertivo no processo de alavancar vendas, principalmente em tempos de crise, é preciso ter dados que vão além do nome e do contato dos clientes. Informações sobre um carrinho de compra que foi abandonado ou mesmo a visita por mais de uma vez a um determinado produto, são informações importantes para que a empresa entre em contato com o cliente, via e-mail ou telefone, para saber os motivos que o levaram a desistir da compra ou, então, oferecer a ele um desconto especial no produto no qual demonstrou ter interesse.

Para obter esses dados estratégicos é preciso que o e-commerce trabalhe com bons softwares de gestão de vendas e atendimento. Essas ferramentas disponibilizam informações importantes para os departamentos de marketing embasarem as suas estratégias.

Gostou das nossas dicas de como alavancar as vendas em tempos de crise? Caso tenha alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários!.

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