Jun
15

Fácil é conquistar, difícil é manter

por: Afonso Bazolli
fonte: Administradores.com
14 de junho de 2016 - 18:09

Facil-e-conquistar-dificil-e-manter-televendas-cobranca

Tão importante quanto vender um produto, é reter o cliente. Preocupamo-nos com a conquista e esquecemos que o segredo de um bom relacionamento é saber ouvir e atender bem. As empresas nos enchem de promessas e esquecem, com o passar do tempo, de honrar seus compromissos

Por: Leonardo Posich

Nesse badalado mundo dos negócios, é comum ser bombardeado por inúmeras campanhas de marketing que servem como iscas para fisgar novos clientes. As campanhas publicitárias, além de serem agressivas, são também uma verdadeira tentação.

Porém, boa parte delas é apenas promessas sem fundamento. As companhias estão mais focadas em conquistar clientes do que em retê-los, desenvolver um bom relacionamento, pensar a longo prazo.

Quando decidimos ou estamos obstinados a conquistar alguém, vestimos nossa melhor roupa, escolhemos nosso melhor perfume, nos preparamos para a guerra da conquista com nossas melhores armas da sedução, às vezes nos fantasiamos de alguém que nem somos. Tudo isso para deslumbrar nosso cliente, a pessoa amada.

Com o passar do tempo, depois de termos em nossos braços a pessoa amada, chega a ser comum relaxarmos, deixarmos de lado toda aquela dança da sedução. De Don Juan, passamos a “Ogro do amor”.

Reconheço que as empresas são exímias conquistadoras. Porém, afirmo com todas as letras que a mesma que nos conquistou dificilmente nos mantém. Outro dia estava negociando com uma grande corporação de telefonia a portabilidade do meu número. Havia cansado do serviço medíocre que foi prestado ao longo dos anos, que, por sinal (na verdade, sem sinal), era muito diferente daquela promessa que me foi feita em um primeiro contato.

Somos eloquentes em nosso discurso de conquistadores, enchemos de flores nossas mulheres, mas, com o passar do tempo, relaxamos, nos tornamos relapsos. Nossas namoradas ou esposas são como flores, precisam ser regadas todos os dias. Porém, lembre-se: água em dose suficiente hidrata e mantém vivas as raízes da esperança e da alegria. Mas água em excesso sufoca e mata. Experimente dar flores todos os dias para sua mulher e verás que com o passar do tempo ela estará tão habituada que dificilmente tal atitude fará a diferença.

Você não precisa encher de presentes sua mulher, o grande prazer da vida está nas pequenas coisas. Nós, amantes da vida, gostamos mesmo é de ser lembrados. Acredito que muitas empresas deveriam passar mais tempo ouvindo o feedback de seus clientes, não lembrar deles somente em datas festivas ou mesmo para empurrar algum serviço. Regar a relação é preciso, tão importante quanto viver o presente, é pensar no futuro.

No jogo da conquista, exibimos com maestria todas as nossas qualidades e sabemos melhor do que ninguém camuflar nossos piores defeitos, os quais serão revelados com o tempo, com a convivência. Assim também são as empresas, que deixam muito a desejar com seus clientes. Em um primeiro momento são envolventes, usam suas melhores armas da sedução e, infelizmente, no longo prazo, como boa parte dos casamentos, as máscaras acabam caindo no altar.

Não seja quem você não é, não prometa aquilo que você não pode cumprir, não exija do outro aquilo que nem você pode dar. Palavras, do mesmo jeito que chegam, vão. Atitudes mantêm viva a memória do outro, se enraizam. Acredito com veemência que empresas que prezam por um relacionamento transparente com seus clientes têm maiores chances de perpetuarem seus negócios.

Fácil é conquistar, difícil é manter. Vejo inúmeras pessoas com falso sorriso no rosto, que sofrem da síndrome dos três meses. São exímias na arte da conquista, porém péssimas nos relacionamentos de longo prazo. Eu costumo dizer que esses relacionamentos efêmeros são como Miojo, instâtaneos e simplórios, sem vida, sem sabor e com pouco aprendizado. Felizes as empresas que prezam pelo bom relacionamento, estas sabem melhor que seus concorrentes como satisfazer seus clientes.

O verdadeiro conquistador não é aquele arrassa quarteirões de quem muito se fala por aí, mas sim aquele que sabe como conquistar todos os dias a mesma pessoa. É aquele que além de vender bem seu produto, sabe usar bem seu pós-venda. Já diz o ditado popular: “quem não dá assistência, abre concorrência e perde a preferência”.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: