Jul
28

Guia prático para contratar vendedores

por: Afonso Bazolli
fonte: Venda Mais
27 de julho de 2014 - 14:08

Guia-pratico-para-contratar-vendedores-televendas-cobranca

Por: Leandro Branquinho

1. Definir o perfil

Definir o perfil do vendedor é o primeiro passo para uma boa contratação. A maneira mais prática de fazer isto é listando 5 qualidades dos melhores vendedores que já trabalharam contigo, bem como os 5 defeitos dos piores vendedores que passaram por sua empresa. Assim, você também saberá quem não contratar.

2. Criar o roteiro para entrevista

Além de perguntas para conhecer um pouco da vida do candidato, coloque no papel pelo menos 2 questões com situações que já acontecem em sua empresa no dia a dia e pelo menos 2 perguntas envolvendo algum tipo de problema ou reclamação do cliente.

3. Anunciar a vaga

O anúncio no lugar certo pode trazer os melhores candidatos. Os mais comuns são feitos em jornais, rádio, na porta da empresa e em sites de emprego. Anunciar a vaga para os próprios funcionários pode trazer excelentes indicações. Nas redes sociais, a resposta costuma ser muito rápida.

4. Filtrar os currículos

Separe os currículos que mais se adéquam à sua necessidade. Se a contratação for muito urgente, dê prioridade para os que já têm experiência. Mas se a empresa já tem uma boa equipe, separe também os que tem cursos de vendas ou cursos técnicos sobre o que você vende.

5. Rápido bate-papo por telefone

Ao telefonar para marcar a entrevista pessoal, faça uma ou duas perguntas de seu roteiro. Neste primeiro contato, pode ser que você já consiga eliminar alguns candidatos. Se não gostar da atitude ao telefone, nem chame para a próxima etapa.

6. Entrevista pessoal

Se você tem um psicólogo para te auxiliar, ótimo. Se não tem, lembre-se de que é importante prestar atenção aos detalhes. O objetivo não é fazer “terrorismo” com jogos mentais. O objetivo é encontrar o melhor vendedor. É mais fácil descobrir bons profissionais deixando eles se expressarem do que intimidá-los com cara feia e pouca cortesia.

7. Análise online

Cada vez mais as pessoas expõem suas vidas na internet. Pesquise no Google por informações sobre o candidato e dê uma olhada nas postagens que ele deixa livre em redes sociais como Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter, etc. Este tipo de análise servirá para comparar se o discurso na entrevista é compatível com o que a pessoa compartilha na internet. (Tome cuidado para não julgar o candidato por uma única postagem.)

8. Entrevista coletiva

Se está na dúvida entre 3 ou mais candidatos, é interessante fazer uma outra entrevista ou uma dinâmica de grupo com todos eles ao mesmo tempo. Assim, será possível analisar como os candidatos se comportam em situações com um pouco mais de pressão. Nesta etapa, é interessante que uma pessoa faça as perguntas (ou aplique a dinâmica) e uma outra pessoa esteja presente somente para fazer a avaliação.

9. Verificação dos dados

Antes de anunciar quem será contratado, verifique se as informações que você colheu são verdadeiras. Esta é a hora de ligar para antigos empregadores e verificar se aquele curso no currículo realmente existe.

10. Pós-entrevistas

Quando for avisar a pessoa que será contratada, saiba de antemão quais são os documentos necessários para efetivação. Uma atitude admirável é telefonar para as pessoas que não foram selecionadas para agradecê-las de terem participado no processo. Diga que a vaga foi preenchida, mas que manterá o currículo no banco de currículos da empresa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Bom dia sou micro empresario preciso contratar um funcionario para tele vendas , para atuar na venda de produtos de linpeza e assessorios direcionado a condominios , restaurantes , hoteis e moteis .
    Como elaborar um questionario de perguntas ? Como analisar as respostas ? Qual o salário teto ?
    Aguardo retorno urgente
    obrigado

    Dosildo Macedo em 08 de março de 2015 - 08:47
  2. Bom dia, busco a contratação de vendedores e televendas para setor de alimentos, todavia tenho verificado constantes dificuldades. Vossa empresa oferece algum serviço de apoio neste sentido?

    att

    Carlos

    carlos cuevas em 05 de novembro de 2014 - 08:53

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: