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29 de junho de 2022 - 17:00

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Você costuma fazer uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhar as vendas do seu modelo de negócio?

Se não, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de entender melhor os resultados dos seus esforços e promover as melhorias estratégicas necessárias para aprimorar vendas de maneira mais assertiva.

Mas pode ficar tranquilo, vamos ajudar! Elaboramos aqui um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre indicadores de vendas.

O que são indicadores-chave de desempenho (KPIs) de vendas?

Os indicadores-chave de desempenho, ou simplesmente KPIs (Key Performance Indicators) são ferramentas utilizadas para mensurar quantitativamente o resultado dos esforços individuais e coletivos em direção a alguma meta previamente estabelecida.

No caso dos indicadores de vendas, tratam-se de métricas que colocam em número o desempenho do time comercial.

Qual a importância de implementar e acompanhar os KPIs de vendas?

Os KPIs de vendas são instrumentos importantes para manter o desempenho comercial da empresa sob controle.

Por meio dessas métricas, é possível entender de forma mais clara que estratégias têm dado certo e o que pode ser melhorado.

Os KPIs mostram se o time de vendas está trilhando o caminho certo rumo aos objetivos pré-estabelecidos e se há necessidade de fazer ajustes no percurso para potencializar os resultados.

Quais são os principais indicadores de resultados de vendas?

Existem vários indicadores que você pode utilizar para acompanhar o desempenho do seu time de vendas. Os principais são:

Total de lead gerados por mês;

Taxa de conversão;

Tempo médio do ciclo de vendas;

Tempo médio de resposta ao lead (lead time);

Tempo de rampeamento de vendedores

Total de propostas enviadas;

Ticket médio;

Customer Lifetime Value;

Receita Recorrente Mensal.

Como avaliar o desempenho de um vendedor?

Avaliar o desempenho dos vendedores é uma prática essencial para que se possa identificar os pontos fortes e também as limitações de cada integrante do seu time de vendas.

Com base nessas avaliações, é possível fornecer feedbacks valiosos para os vendedores, o que ajuda a motivá-los e a deixá-los mais engajados com as metas e objetivos propostos.

Existem 4 principais formas de avaliar o desempenho de um vendedor. São elas:

1 – Avaliação por competências

Nesse tipo de avaliação, o foco está nas competências apresentadas pelos vendedores; ou seja, suas habilidades, conhecimentos técnicos e comportamentos na rotina de vendas.

2 – Avaliação por resultados

Aqui, busca-se avaliar o desempenho dos vendedores com base em aspectos quantitativos. Para isso, costuma-se recorrer aos indicadores-chave de desempenho.

3 – Avaliação 360 graus

Na avaliação 360 graus, todas as pessoas que trabalham com o vendedor avaliado são convidadas a participar. Líderes diretos, colegas, liderados, clientes e fornecedores respondem a um questionário para avaliar o desempenho do vendedor sob suas perspectivas.

4 – Autoavaliação

Por fim, na autoavaliação é o próprio vendedor que avalia o seu próprio desempenho. É preciso que ele seja honesto e sincero ao avaliar a sua performance no trabalho, sendo capaz de fazer uma autocrítica verdadeira.

Como usar o CRM para medir KPIs de vendas?

Uma boa plataforma de CRM (Customer Relationship Management) pode ser muito útil para medir e acompanhar os indicadores de desempenho do seu time de vendas.

Com esse tipo de software especializado, você consegue fazer a coleta e a análise aprofundada das métricas comerciais mais importantes. Dessa forma, fica mais fácil avaliar a performance tanto individual como coletiva do time de vendas.

Um sistema de CRM ainda é capaz de gerar gráficos e relatórios bem detalhados para que você consiga visualizar com mais clareza as informações fornecidas pelos indicadores de vendas.

Além disso, toda a gestão de desempenho fica centralizada em um único lugar. E mais: os dados são atualizados em tempo real.

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