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Inovadoras, sales tech vão transformar a forma de vender

por: Afonso Bazolli
fonte: Bossa Invest
15 de maio de 2024 - 17:01

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As tecnologias e inovações focadas em vendas estão em constante evolução nos últimos anos. Uma das novidades que surgiram nesse período foram as Sales Techs, que têm como principal objetivo criar tecnologias inteligentes, capazes de aumentar o número de vendas e diminuir os esforços das equipes.

Almir Neves é fundador da hubkn, uma startup com foco em soluções de inteligência artificial para o setor, otimizando todos os processos de análise, performance e operação de vendas. “Todas as etapas como a chegada de novos vendedores, treinamento do atual time de vendas, prospecção de leads, gestão de oportunidades, apuração de comissão e até mesmo a soluções focadas em Sales Ops podem ser aprimoradas”, relata.

De acordo com o fundador, a maioria das empresas buscam dados-chaves em agendas pessoais, planilhas e, no melhor cenário, em CRMs que carecem de preenchimento adequado. “Durante esse processo perde-se muito tempo buscando informações relevantes. As novas tecnologias, quando bem utilizadas, permitem automatizar a maioria das rotinas manuais, identificando pontos de melhoria na equipe, apontando as melhores oportunidades e maximizando a performance dos vendedores”, revela.

O especialista alerta que é importante ter o setor de marketing extremamente alinhado com o time de vendas. “Martechs são empresas de tecnologia focadas em marketing digital e outras atividades dessa área e, geralmente, trabalham em conjunto com as Sales Techs visando alinhar e otimizar ainda mais todos esses processos”, explica.

Os principais players e startups do segmento são americanos, israelenses, estonianos e brasileiros, com o Brasil sendo referência em tecnologia de ponta e contando com diversas startups com ambições globais, como a própria hubkn.

Adriana Walter, também fundadora da hubkn, explica que as empresas estão começando a perceber a necessidade de modernizar suas operações. “Existia um mito de que realizar vendas era uma questão de talento e não de processos. Com o tempo, as empresas que começaram a adotar metodologias mais modernas, colheram resultados muito superiores e escaláveis, demandando a criação de novas tecnologias para suportar procedimentos e técnicas inovadoras”, pontua.

Diversas equipes comerciais têm uma baixa produtividade devido à falta de aplicações tecnológicas que poderiam contribuir em suas metodologias de trabalho. “Em alguns casos, mais da metade do tempo de um vendedor é dedicado a atividades que não impactam diretamente no resultado das vendas. Um recente estudo divulgado pela Endeavour aponta que esses profissionais passam somente 50% do seu tempo, de fato, vendendo e o restante em atividades como pós-venda e outras demandas relacionadas e que possuem caráter burocrático. O uso de tecnologias disruptivas, como as da hubkn, permitem identificar gargalos de produtividade, criar análises mais aprofundadas e melhorar a previsibilidade comercial, permitindo um melhor relacionamento com o cliente”, finaliza.

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