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24 de agosto de 2022 - 17:02

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Contar com um modelo de reunião de marketing e vendas pode ajudar os gestores a promover a tão sonhada integração entre essas áreas complementares e fundamentais, porém, muitas vezes conflituosas.

Apesar de muito comum em empresas de diferentes ramos, a falta de alinhamento e até, muitas vezes, as divergências entre vendas e marketing podem ser muito prejudiciais para o negócio. Essa parceria é de natureza estratégica para os resultados e, por isso, é essencial focar em ações táticas para alinhar o trabalho dos dois times.

Uma das formas mais efetivas de fazer isso é realizando encontros periódicos produtivos com esses profissionais, que sejam capazes de posicioná-los como aliados em torno dos mesmos objetivos – o que, no fim, é a mais pura realidade.

Por que a integração entre marketing e vendas é fundamental para os resultados?

As áreas de marketing e vendas precisam estar na mesma página, tanto para construir a marca de uma empresa, quanto para impulsionar as vendas. Está claro que os esforços de um time impactam diretamente o outro – e vice e versa – e que aproximá-los significa aumentar o número de leads qualificados e as conversões.

Consequentemente, por outro lado, se os gestores falharem nessa integração, todos perdem, entre outros:

Eficiência nas campanhas;

Qualidade dos leads;

Oportunidades de mercado.

Por isso, além de contar com as ferramentas e tecnologias adequadas e integradas, ter constância e qualidade de interações periódicas entre os dois times é essencial para mudar um cenário de distanciamento ou até de conflito entre as duas áreas.

Modelo de reunião de marketing e vendas: veja como criar um roteiro para alinhar as duas áreas

Ocorre que encontros improdutivos fazem todos perder tempo e só acabam por desalinhar mais ainda as duas equipes. O modelo de reunião de marketing e vendas ideal deve ser simples, objetivo e, é claro, produtivo. Ele deve estar focado em discutir insights para campanhas ou discursos de vendas e avaliar o que está dando certo e o que não está e de que forma melhorar isso.

Só que para não desviar dos tópicos e focar nos pontos-chave, é necessário ter um roteiro – e o nosso intuito com esse artigo é, justamente, trazer algumas dicas importantes nesse sentido. Confira!

1. Tenha metas definidas para a atuação conjunta das áreas

Antes de falar sobre o modelo de reunião de marketing e vendas em si, é crucial mencionar que as lideranças das áreas devem, em primeiro lugar, definir metas gerais para os esforços de alinhamento entre as duas equipes.

Para isso, elas devem criar juntas uma espécie de Service LevelAgreement (SLA – Acordo de Nível de Serviço, em português). Trata-se do estabelecimento de um compromisso que irá garantir que as metas de ambas as partes estejam alinhadas.

Além disso, o acordo também é muito útil para alinhar expectativas quanto ao desempenho de cada time enquanto trabalham em direção ao objetivo comum – o alcance dos resultados. Tudo fica mais fácil se isso já estiver definido de antemão.

2. Abertura e exposição da pauta

Dito isso, podemos começar a falar do modelo de reunião de marketing de vendas que irá ajudar você a elaborar o roteiro. Bem, a primeira dica nesse sentido é que o encontro seja iniciado com uma breve conversa informal para descontrair e integrar as equipes a nível pessoal. Isso é importante para que todos se sintam à vontade para compartilhar ideias e colaborarem uns com os outros.

Depois desses minutos iniciais, é interessante o líder apresentar rapidamente quais serão os tópicos abordados no encontro, com a intenção de organizar o máximo possível a conversa. Muitos gestores gostam de enviar a pauta antes, o que é ótimo inclusive para que os participantes se preparem. Mas é fato que nem todos vão olhar com atenção, então, vale repassar antes de começar.

Ainda, esse é um bom momento para divulgar novidades ou atualizações sobre os negócios, como eventos, oportunidades ou saídas de férias.

2. Foque em pontos relevantes para ambas as equipes

A pauta de um modelo ideal de reunião de marketing e vendas deve, evidentemente, incluir assuntos relevantes para ambas as equipes. Logo, esqueça os pequenos problemas específicos que podem ser resolvidos em outro momento.

Uma agenda de marketing e vendas deve incluir questões que alinham as duas áreas aos objetivos da empresa e às estratégias de sucesso para alcançá-los. Ainda, também deve haver tempo para discutir os pontos de vista e as preocupações de cada time.

3. Faça uma reunião baseada em dados

Para analisar de forma conjunta e objetiva os pontos-chave, é fundamental fazer um encontro baseado em dados reais que interessam às duas áreas:

Quantas oportunidades o marketing está gerando?

Quantas estão sendo convertidas, com qual valor?

Quantos leads as vendas estão acompanhando?

Quantas vendas cruzadas estão sendo realizadas?

Quais materiais estão sendo mais eficazes?

Quais campanhas estão apresentando um melhor desempenho?

Onde estão os maiores gargalos para o fechamento?

Muitos desses números podem ser facilmente acessados no sistema de CRM e ajudam a dar um panorama geral sobre o estado das coisas e atualizar as equipes. Além disso, a partir deles, incentive os participantes a refletirem sobre o que pode ser feito para melhorar a situação.

4. Conclua a reunião com uma lista de tarefas para cada equipe

Depois que cada área trouxer as suas colocações, definam juntos o que precisa ser feito e quais as prioridades de cada uma. As duas equipes devem sair do encontro com uma lista de tarefas e o status dessas ações precisa ser retomado no início da reunião seguinte.

Para fechar o encontro, pode ser interessante trazer alguma mensagem, como um vídeo ou uma música sobre algum tema motivacional ou que gere reflexão.

A importância de integrar o CRM às ferramentas de automação para alinhar vendas e marketing

Além de seguir esse modelo de reunião de marketing e vendas e realizar encontros regulares para integrar as equipes, o alinhamento das áreas também depende de uma integração ferramental.

Se cada uma lidar com sistemas e recursos diferentes e independentes, a outra não tem acesso aos seus processos e, mesmo realizando reuniões periódicas, a atuação das duas duas ficará ainda muito distante.

É por isso que é muito importante contar um CRM integrado às ferramentas de automação de marketing. Dessa forma, todos os colaboradores de marketing e vendas compartilham as mesmas informações e ficam na mesma página, ou seja, unidos para buscar os objetivos em comum.

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