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O e-mail marketing ainda vale a pena? Guia completo

por: Afonso Bazolli
fonte: Agendor
28 de outubro de 2024 - 17:02

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O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia que faz parte do marketing digital e que tem como objetivo enviar emails segmentados para leads, clientes e contatos em geral. É um canal de comunicação não somente para aumentar as vendas de produtos e serviços, mas também para garantir um excelente relacionamento com clientes.

Quando você deseja crescer sua marca e vender seus produtos ou serviços, esse meio representa uma das formas mais populares e eficientes dentro de campanhas e estratégias bem-alinhadas com os objetivos da empresa.

Podemos citar como principais vantagens deste canal:

geração de leads;

reconhecimento de marca;

engajamento com consumidores;

relacionamento com clientes;

customer success;

geração de valor;

campanhas mais eficientes;

aumento das vendas.

A importância do e-mail marketing

Esse meio é uma poderosa ferramenta para construir uma base de contatos e leads com a finalidade de desenvolver uma audiência engajada com sua empresa. O e-mail marketing funciona em qualquer etapa do funil de vendas e serve para se relacionar com seus clientes, encantá-los e fidelizá-los.

Mas não podemos negar que aliado a tudo isso, o que precisamos ficar de olho mesmo em relação a esse canal é o seu potencial de conversão. Ou seja, utilizar e-mail marketing vende, e vende muito bem.

Ele é um dos canais com maior retorno sobre o investimento e está aí sua importância. Um estudo feito pela Barilliance mostrou que a taxa de abertura de e-mails teve uma média de 42,48% e um CTR de 8.41%.

Para efeitos de comparação, a média de engajamento no Instagram envolvendo todos os segmentos é de somente 0,89% (Rival IQ), enquanto a taxa de conversão fica entre 0.3% e 2.2% (Baazarvoice), dependendo do número de seguidores.

No entanto, para ter resultados expressivos, é necessário saber entender como fazer e-mail marketing da forma correta e usá-lo como uma técnica de venda. Confira algumas dicas que separamos a seguir!

Como fazer e-mail marketing?

Para fazer e-mail marketing é necessário: construir sua lista de contatos com técnicas de Inbound Marketing; escolher uma plataforma de automação de e-mail marketing, com envio e monitoramento; segmentar sua base e personalizar suas mensagens; manter a nutrição de leads; e fazer análises de resultados e testes A/B.

Construa sua lista de emails

Caso você já tenha uma base de contatos de e-mails, o primeiro passo já está dado. Mas para quem está começando agora essa estratégia, é preciso trabalhar na captação de dados de leads.

Entre os principais canais para criar a sua própria base de e-mail, destacamos o Inbound Marketing que trabalha como uma forma de atrair o público-alvo oferecendo conteúdos relevantes e de valor, como: e-books, newsletter, webinários, catálogos, entre outros.

Mas também é possível captar e-mails naturalmente quando consumidores solicitam orçamento ou fazem uma compra de seu produto ou serviço.

E vale a pena ressaltar: jamais compre lista de e-mails “prontas”. Ao utilizar uma lista comprada, sua interação com potenciais consumidores fica totalmente prejudicada. Isso acontece por alguns motivos, dos quais podemos destacar dois principais:

em uma lista comprada, as pessoas não concordaram em receber suas mensagens. Logo, você já começa a conversa como um intruso;

listas compradas impedem que você crie uma relação próxima de seu potencial cliente e reduz a possibilidade de captar mais dados sobre ele.

Escolha uma plataforma de e-mail marketing

Com uma base de contatos construída, o próximo passo para entender como funciona o e-mail marketing é a ferramenta que você pode utilizar.

A escolha da melhor ferramenta de disparos de e-mails varia de acordo com as necessidades da empresa.

As opções mais básicas devem ser capazes de oferecer recursos para criar, personalizar e otimizar e-mails sem muita dificuldade.

Os recursos de cada plataforma devem ajudar a criar as melhores campanhas para atingir seus objetivos, além de permitir que você analise os dados mais importantes para sempre melhorar suas campanhas.

Mais abaixo selecionamos algumas das melhores plataformas e ferramentas para você utilizar nas estratégias de sua empresa.

Segmente e personalize suas mensagens

Quando enviar suas mensagens, personalize o conteúdo de acordo com as características da lista que receberá o e-mail.

Você pode segmentar os clientes demograficamente ou com base em outras informações pertinentes. Se, por exemplo, sua mensagem tem como foco os gestores, ela não precisa ser enviada aos colaboradores.

Para isso, utilize buyer personas em suas estratégias e conte com ferramentas de automação — como o MailChimp e o RD Station — para transformar esse canal em uma máquina de vendas.

Mantenha a nutrição de seus leads

Os leads são os contatos comerciais adquiridos em uma estratégia de Inbound Marketing.

Nem sempre os potenciais clientes estão prontos para comprar seu produto, uma vez que o timing pode não ser perfeito (eles podem, por exemplo, estar em férias ou terem acabado de fazer um grande investimento na empresa).

Mesmo assim, jamais desista desses contatos. Utilize o e-mail como uma poderosa ferramenta de nutrição de leads, segmente as mensagens e ajude seu potencial consumidor a reconhecer e resolver seus principais problemas.

Faça análises e testes A/B

As análises e os testes A/B auxiliam na tomada de decisões para eleger quais campanhas, títulos, CTAs ou outras variantes funcionam melhor entre todas.

Por exemplo, você pode realizar um teste A/B entre campanhas de e-mail marketing para saber quais tipos de conteúdos ou ofertas têm mais aberturas, cliques e conversões.

Muitas ferramentas de e-mail marketing permitem que você faça simples testes A/B e consiga obter métricas que indiquem quais estão com desempenho melhor.

Portanto, que tal conhecer algumas dessas melhores plataformas?

Ferramentas de e-mail marketing

MailChimp

O MailChimp é uma das plataformas de e-mail marketing mais conhecidas, usada por milhões de empresas ao redor do mundo.

O plano gratuito desta ferramenta conta com recursos básicos, podendo criar uma base de contatos de até 2.000 inscritos, com um limite de envios de 12.000 e-mails por mês

Também é possível criar estratégias de marketing dentro da plataforma, com landing pages, formulários de pop-up e envio de e-mails de follow-up, por exemplo.

ActiveCampaign

Quer uma ferramenta completa? Então o ActiveCompaign é uma das melhores soluções, especialmente para os pequenos negócios.

Ela oferece uma automação de campanhas descomplicada que permite criar modelos de e-mails para serem enviados automaticamente aos contatos e segmentos criados.

Entre outros recursos disponíveis, estão: templates com designs altamente personalizáveis, criação de fluxo de e-mails conectados entre si, automação com base em critérios específicos, relatórios detalhados automação, conversas, campanhas, contatos e ofertas.

LeadLovers

A Leadlovers é uma ferramenta de automação de e-mail marketing brasileira e que foi recentemente adquirida pela empresa Suvini.

O seu principal objetivo é focar no relacionamento entre marca e cliente por meio de sequências de e-mails (que são ilimitadas, aliás!).

Mas além de ser um serviço para envio, a Leadlovers se destaca como uma plataforma completa de automação de marketing para quem deseja vender cada vez mais.

Você encontra opções como criação de páginas, chatbots, área de membros, importação de leads, relatórios completos e até salas para videoconferências.

GetResponse

Se você procura por uma ferramenta gratuita, o GetResponse pode ser a solução para você testar gratuitamente por 30 dias!

Trata-se de uma plataforma que conta com recursos simples para iniciantes, mas também não deixa a desejar em funcionalidades mais avançadas.

O serviço oferece um editor de templates simples de arrastar e soltar para ajudar a personalizar newsletters, landing pages, conteúdos e vários outros elementos.

ConvertKit

Para finalizar nossa lista de ferramentas para enviar e-mail marketing, selecionamos o ConvertKit e suas diversas vantagens para lojas virtuais.

A interface desta plataforma de e-mail marketing é simples e apresenta os principais e mais importantes recursos para a criação de campanhas. Ao mesmo tempo, conta com mais de 70 ferramentas e serviços online.

O ConvertKit permite enviar sequências de e-mails de boas-vindas para interagir com seus contatos, para follow-up com base em eventos, ações e condições, e inclusive e-mails de reengajamento para filtrar os consumidores inativos.

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