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16 de janeiro de 2018 - 18:07

Por-que-minha-empresa-nao-vende-como-aumentar-as-vendas-televendas-cobranca

Podemos atribuir à uma série de fatores, o problema de vendas de uma empresa: desde a crise econômica, até a desmotivação da equipe. Cada vez mais preocupados com o desempenho de seus comércios, muitos empresários têm aderido a diversos tipos de investimentos para mudar esse cenário: melhores condições de trabalho, equipamentos de última geração, e até mesmo benefícios por metas batidas, têm sido algumas das estratégias utilizadas para tentar driblar as dificuldades.

Entretanto, em muitos casos – e possivelmente no seu – os problemas que afetam as vendas de uma empresa são outros. Acompanhe a seguir:

Marketing não é luxo, é necessidade

Quem não conhece a sua empresa, precisa saber que ela existe. Quem já conhece, precisa ficar por dentro do que você oferece; ninguém compra aquilo que não sabe que precisa, ou então, que sequer existe. Se tratando de segmentos mais específicos, o marketing digital se torna fundamental. Lojas de roupas infantis, por exemplo, são bastante comuns em todas as regiões, diferente de lojas de roupas infantis especiais para crianças obesas. Provavelmente na região de atuação da segunda loja não existam crianças que atendam esse perfil, o que consequentemente impactará na queda do desempenho financeiro da empresa, mas nesse caso, como aumentar as vendas? Uma boa alternativa é recorrer ao marketing digital. Isso porque a capacidade de alcance que ele oferece, é capaz de captar esse público-alvo, onde quer que ele esteja.

Seu vendedor não sabe vender!

Ainda que sua campanha de marketing seja um sucesso, de nada ela valerá se você não contar com uma equipe competente e alinhada. O pior erro que muitas empresas cometem, é direcionar um potencial cliente para um profissional mal qualificado, e o resultado é certo: oportunidade perdida.

Procure analisar os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe, de forma que consiga reconhecer que tipo de público é mais adequado para o seu atendimento e com quais deles ele poderá performar melhor. Ofereça cursos e palestras profissionalizantes, aperfeiçoe as habilidades de cada um, estimule-os. Tenha profissionais inteligentes e perspicazes, e não meros robôs.

Você cumpre o que promete?

O erro fatídico de qualquer empresa! Não cumprimento de prazos, dificuldades na entrega, expectativas frustradas sobre um serviço ou produto e tantas outras decepções causadas em seus clientes, são a verdadeira corda no pescoço. Lembre-se que a cada cliente prejudicado, você perde no mínimo dois: ele, e pelo menos mais um para o qual com certeza, ele não vai te indicar. Por isso, seja fiel ao seu consumidor, seja realista com prazos e valores, entregue a qualidade prometida, preste um serviço de excelência e qualidade. Uma vez que a reputação da sua empresa estiver manchada, será difícil desfazer essa falha.

Onde você erra? Onde você acerta?

A saúde da sua empresa também demanda de exames e acompanhamentos periódicos, para se manter com qualidade e estabilidade. A análise de estatísticas sobre o andamento do trabalho, embasadas por dados reais – e não meras reuniões cheias de opiniões – precisa ser constante nessa etapa. Seus gestores, líderes e funcionários precisam ter total percepção sobre a realidade da sua empresa, de maneira que possam identificar seus erros e acertos, quais atitudes devem ser mantidas e quais devem ser descartadas. Em função disso, o relacionamento e a comunicação entre os membros da equipe é fundamental.

É claro que existem algumas questões que estão acima do controle de quem gere a empresa, como no caso de sazonalidades, e que inevitavelmente podem vir a ser as verdadeiras responsáveis pela baixa nas vendas em um determinado momento, por isso é importante reunir todas as forças e habilidades existentes para reverter esse cenário o máximo possível. E lembrar que as más fases vêm e vão, mas a sua empresa deve permanecer forte e pronta para o que vier.

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1 Comentário
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    Aecio Felix em 18 de janeiro de 2018 - 18:17

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