Oct
07

Prestação de serviço via assinatura está conquistando o mercado

por: Afonso Bazolli
fonte: Administradores.com
06 de outubro de 2013 - 14:05

Prestacao-de-servico-via-assinatura-esta-conquistando-o-mercado-televendas-cobranca

Empresas como Adobe, Netflix e IBM garantem que as assinaturas estão no centro de suas estratégias comerciais

Nos últimos anos, cada vez mais empresas estão mudando o jeito de cobrar por seus serviços. Em vez do serviço com preço único, cobrado uma única vez, o modelo da vez são as assinaturas. Entre os principais benefícios estão estender o tempo de rendimento do cliente e trazer preços acessíveis para o mercado.

Nesta nova era, os negócios mais bem sucedidos focam em construir relações de valor com seus clientes – e tê-los para a vida inteira, argumenta Carlos Cêra, diretor de novos produtos da Superlógica, que desenvolve um sistema para gestão de assinaturas.

A Adobe, por exemplo, não vende mais seus famosos softwares de edição gráfica, como o Photoshop – quem quiser usar a ferramenta agora tem de pagar por uma assinatura mensal. A IBM também olha este modelo como sendo o futuro dos seus negócios.

Empresas de software, aliás, foram as pioneiras neste modelo de negócios. Tanto é que hoje todo software nas nuvens é vendido como serviço (software as a service – SaaS) – e não como era antigamente, quando os softwares eram vendidos em caixas.

A Netflix revolucionou o mundo do entretenimento ao cobrar um valor baixo (no Brasil, R$ 16,90) pelo acesso a uma plataforma online na qual é possível assistir a milhares de filmes, séries e documentários. Antes, era necessário ir até a uma locadora física, escolher o filme e pagar por cada item alugado. Hoje, por uma quantia irrisória, tem-se tem acesso a todos os filmes da base.

Exemplos não faltam. Assinaturas de esmaltes (Esmalteria), de água (Brastemp), itens masculinos (Rabixo), de vinho (Wine), de cervejas (Have a Nice Beer), produtos para cachorro (DogBox), caixa de beleza (GlossyBox), café (MokaClube), entre outros.

Como lidar com as assinaturas

O modelo de negócios baseado em assinaturas traz inúmeros desafios e oportunidades.

“É preciso, para começar, que a contratação seja fácil e rápida. Além disso, a cobrança precisa ser feita em lote e enviada religiosamente no prazo”, diz Carlos Cêra, da Superlógica.

Outro fator importante para o sucesso é que o modelo tenha escala. “Sem um sistema que controle isso, a empresa pode perder muito tempo e dinheiro em processos burocráticos”, recomenda.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: