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Sinceridade ajuda a vender mais: não seja Pinóquio!

por: Afonso Bazolli
fonte: Trustvox
31 de outubro de 2017 - 18:02

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Nós sabemos que você não quer enganar seus clientes. Nós também sabemos que você acredita que moderar é necessário e, por isso, apaga opiniões negativas.

Mas também sabemos que, no fundo, você sabe que isso não é o certo a ser feito. Modificar a realidade para que os consumidores e clientes acreditem, tem consequências péssimas para sua loja e para todo o mercado de e-commerce.

“É preciso punir a ‘pequena’ corrupção”, diz o filósofo Peter Singer, mas talvez você não enxergue nada de errado em “reprovar” algumas opiniões negativas para que não sejam publicadas. Mas, olha que interessante: você mesmo não confia em reviews quando vai comprar em uma loja virtual, não é mesmo? Então não se engane: você engana sim!

Uma marca é tão boa quanto sua reputação.

– Sir. Richard Branson

Reputação é o que os outros pensam de nós. É o que você, dono de loja, quando está online como consumidor, pensa de um lojista que não é transparente e sincero.

Sim, sua reputação está nas mãos de seus clientes. Não, você não pode controlá-la cortando as opiniões que não falam bem da sua loja ou dos seus produtos.

A boa notícia é que o consumidor espera profissionalismo, não perfeição. Ser sincero, não significa ser perfeito e sim há luz no fim do túnel.

Mas então o que fazer?

Como você pode deixar todas as opiniões serem publicadas sem ter um infarto? Primeiro é preciso entender a provável causa primária, o motivo principal do seu medo: os trolls.

A solução para isso é simples: colete as opiniões apenas de quem comprou efetivamente na sua loja. Quem tem que opinar? Apenas quem comprou! Simples, não? Mas então, por que você ainda continua deixando o famigerado botão “Faça uma avaliação” no seu site? Ele é responsável por um número que nós abominamos: 21% dos reviews são escritos por pessoas que nunca compraram ou utilizaram o produto (ver link).

Ok, então de agora em diante sua loja coletará reviews apenas de quem realmente comprou, certo?

Só isso? Não.

Quando for coletar a opinião de um consumidor real, sua plataforma já deve analisar o comentário e ver se há algo ofensivo. Se houver algo ofensivo, o próprio algoritmo devolve gentilmente a opinião pra quem comprou explicando “entendemos que você está insatisfeito e sentimos muito por isso, mas para ser publicado seu comentário, é necessário que não haja conteúdo ofensivo”.

Entendeu? Simples. Transparente. Sincero.

Pronto! Agora você é “o cara”!

Ok, então os reviews serão a partir de agora apenas de quem realmente comprou na sua loja e não haverá conteúdo ofensivo, certo?

Bingo!

Mas então por que moderar os reviews? Não há mais necessidade, concorda? =)

Em quase 700 mil reviews coletados pela Trustvox, apenas 8% foram negativos. Isso quer dizer que de cada 10 opiniões, apenas 1 será realmente negativa e – acredite! – ela servirá para credibilizar todas as demais opiniões positivas que você recebeu.

Pronto! agora você estará pronto para construir sua marca em torno da sua reputação e não em torno de produtos ou reviews (falsos). #JeffBezosFeelings

Sua reputação e sua marca são dois lados de uma mesma moeda. E se você chegou lendo até este parágrafo, aqui vai nosso bônus final: ser sincero no e-commerce não é apenas a coisa certa a ser feita, ser sincero vende mais!

É o que O Boticário, Polishop, World Tennis, Camisaria Colombo, Época Cosméticos, eFacil, Staples e outras quase mil operações de e-commerce aprenderam: a Trustvox melhora a taxa de conversão da loja, o SEO, as descrições de produtos, o relacionamento com os clientes… mas principalmente, ajuda de verdade o e-commerce a fazer a coisa certa!

Sinceridade não tem preço e ajuda a vender mais!

Que tal conversarmos mais sobre esse assunto? Seria um prazer poder mostrar detalhes do que fazemos, dos benefícios e contar mais sobre porque nossos clientes se tornam defensores da sinceridade no e-commerce!

Vem com a gente? =) Entre em contato…

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