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Vendas – Ciclo de vida de um acordo comercial

por: Afonso Bazolli
fonte: Ideia de Marketing
08 de outubro de 2014 - 18:06

Vendas-ciclo-de-vida-de-um-acordo-comercial-televendas-cobranca

Por: Eduardo Silva

Em vendas cada detalhe faz total diferença, um dos pontos mais importantes é o acordo realizado, pois deve ser muito bem planejado para que cada etapa flua com eficiência.

Um acordo comercial é constituído de Introdução (pesquisa), Crescimento (planejamento), Maturidade (execução/acordo) e Declínio (falta de manutenção).

Introdução (pesquisa)

  • Identifique seu mercado-alvo;
  • Busque múltiplos pontos de escuta e aprendizado.

Crescimento (planejamento)

  • Aprenda tudo o que puder sobre a outra parte;
  • Dê mais atenção aos pontos comuns do que às áreas de conflito em potencial;
  • Peça informações, sugestões, alternativas, conselhos que o ajudem a criar possibilidades que ainda não haviam sido consideradas;
  • Inove, pense de forma criativa e arrojada no planejamento;
  • Lembre-se da fórmula: S (sucesso) = T (tempo/oportunidade) x I (informação) x P (poder)

Maturidade (execução/acordo)

  • Saiba ouvir, faça perguntas;
  • Não responda imediatamente à proposta da outra parte com uma contraproposta;
  • Seja objetivo, declare sua posição de maneira clara, direta e sucinta;
  • Não dilua argumentos fortes com outros mais fracos;
  • Evite concessões unilaterais, a menos que tenha um bom motivo;
  • Quando discordar, dê primeiro as razões, depois diga que discorda;
  • Explore alternativas: e se…? O que mais você pode me oferecer?
  • Utilize toda informação que possa ajudá-lo na negociação;
  • Mostre que você tem poder, mas tome cuidado em como fazê-lo;
  • Controle a emoção. Aprenda a correr riscos;
  • Separe os fatos de suposições que podem afetar qualquer aspecto do projeto;
  • Dê atenção às implicações de longo prazo;
  • Teste o entendimento e sumarize para reduzir mal-entendidos;
  • Evite concessões grandes ou unilaterais;
  • Peça algo em troca quando fizer uma concessão, a menos que tenha um bom motivo;
  • Faça pausas para rever a proposta;
  • Cheque e resolva as ambiguidades;

Declínio (falta de manutenção)

  • Não monitorar o relacionamento;
  • Falta de investimento em ações de fidelização;
  • Não escutar a opinião do cliente;
  • Abdicar de todo o planejamento estruturado para conquistar o cliente.

Entenda o processo e invista seu tempo e esforços nas ações que possam alcançar algum resultado que leve ao acordo, a final, os detalhes fazem total diferença para seu cliente.

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