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Vendas – Integrar para entregar

por: Afonso Bazolli
fonte: Venda Mais
16 de março de 2015 - 18:07

Vendas-integrar-para-entregar-televendas-cobranca

Por: Júlio Clebsch

A Rede de Atacarejo Assaí é um dos mais tradicionais atacadistas do país, em operação desde 1974. Atualmente conta com profissionais extremamente especializados, treinados e capacitados para atender e abastecer pequenos e médios comerciantes nas principais regiões do Brasil, com a mesma filosofia de oferecer sempre o melhor negócio. Há cerca de sete anos, a rede foi comprada pelo Grupo Pão de Açúcar.

Além de uma forte presença no mercado, preços competitivos, ótimo atendimento e variada oferta de produtos e serviços, a empresa tem uma característica única: todos os funcionários de todas as lojas estão conectados entre si. E olha que são 74 lojas com, em média, 90 funcionários em cada uma! O que isso significa? Agilidade, produtividade e ótimo relacionamento com os consumidores.

Em matéria publicada sobre a Rede de Atacarejo Assaí, no ano passado, a revista Exame destacou cinco benefícios (os quais republicamos aqui) advindos do processo de conectar todos os 6.500 colaboradores da Assaí.

  1. Todos conectados – Os 90 funcionários de cada loja estão interligados a um mesmo sistema eletrônico. Assim que a jornada de trabalho começa, cada um habilita o dispositivo com a sua senha e fica disponível. Por meio desse sistema, o gerente da loja distribui as tarefas, e quem está livre é convocado.
  2. O poder na mão de todos – Nos corredores, se um funcionário identifica alguma falha, como uma prateleira sem produto, ele pode criar uma tarefa para si mesmo ou para um colega. Tudo é registrado no sistema. Quando termina uma tarefa, o funcionário registra no aparelho, e a informação de que ele está disponível aparece para todos.
  3. Prioridades definidas – O computador automaticamente prioriza trabalhos considerados mais importantes. Ajudar um cliente a achar um produto, por exemplo, é primordial. Recolher um pacote de biscoitos deixado na seção de limpeza é menos urgente. Quando um funcionário recebe missões, o sistema já organiza suas prioridades.
  4. Tempo padronizado – Para cada tarefa executada, o funcionário registra no sistema o momento de início e de término. O tempo é monitorado pelo supervisor, que, em caso de atraso, vai conferir se há algum problema. A ideia é compilar dados para determinar qual é o tempo médio esperado para cada tarefa – e isso deve virar um padrão.
  5. Tarefas flexíveis – Até pouco tempo atrás, só os funcionários dos caixas podiam registrar as compras dos clientes. Com o aparelho em mãos, qualquer funcionário pode fazer a leitura de todos os produtos no carrinho que está na fila e registrar o valor num cartão, entregue depois no caixa. A mudança ajudou a reduzir as filas em horários de pico.

Relacionamentos de sucesso têm de gerar confiança. Podemos fazer negócio com alguém, mas se não houver confiança, essa relação não se estenderá ao longo do tempo. Não só queremos ter certeza que a empresa com a qual fazemos negócio cuidará das informações que fornecemos a ela (dados cadastrais, cartão de crédito, histórico financeiro, etc.), como queremos ter certeza que ela está nos ofertando um produto ou serviço que irá resolver nosso problema. Importante também é o prazo de entrega de mercadorias, a recolocação das mercadorias nas gôndolas, não ficar esperando muito tempo no balcão até ser atendido, e saber que, em dois ou três toques, o telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor será atendido.

O que você e sua empresa têm feito para agregar valor para seu cliente?

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