Apr
25

Vendedor de invenções

por: Afonso Bazolli
fonte: ADVB
24 de abril de 2018 - 18:07

Vendedor-de-invencoes-televendas-cobranca

Por: Edson Guimarães

Sou procurado constantemente para vender projetos para inventores.

Eles falam: – “Preciso da sua experiência como vendedor, de sua vivência no mundo comercial e de sua rede de relacionamentos.

São pessoas técnicas, geniais, alto senso criativo, com capacidade de construir produtos fantásticos, que podem mudar o mundo, e é isso que enxergam, e de repente sentem que podem ficar ricos com a invenção, porém não têm capacidade financeira, nem tampouco expertise para produção industrial em escala, nem imaginam como explorar o mercado.

Daí, como vendedor consultor, oriento, encaminho projetos e ajudo a criar planos de negócios.

Toda invenção tem o propósito de trazer uma solução, criar algo novo, ou algo que já existe, porém melhorado, atualizado ou aperfeiçoado.

Mas quanto vale uma ideia, um projeto?

Depende da apresentação, do conceito, do posicionamento, da viabilidade, da demanda do mercado, do potencial de consumo, da capacidade produtiva, da margem, da vida útil do produto, mas principalmente da capacidade do detentor da invenção, ou dono da patente, de tornar o projeto uma realidade e fazer chegar ao cliente e na forma que o satisfaça.

O grande desafio é passar da invenção à estratégia comercial: o quê (vender a invenção), para quem (público alvo), como (canais), quando (época/período), quanto (Market Share), por quanto (preço/valor), onde (a praça) e por quê (para resolver qual problema).

Somente após estas definições, começo a enxergar a invenção como uma oportunidade de negócio, potencial de venda e perspectiva de realização para todos os envolvidos. Volto ao assunto.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: