Jul
07

Vendedor, uma das pessoas mais inseguras que eu já conheci na vida!

por: Afonso Bazolli
fonte: Professor do Sucesso
06 de julho de 2015 - 18:08

Vendedor-uma-das-pessoas-mais-inseguras-que-eu-ja-conheci-na-vida-televendas-cobranca

A maioria das pessoas imagina que vendedores são as pessoas mais confiantes do mundo. Afinal de contas alguém que é capaz de enfrentar a rejeição várias vezes por dia precisa de muita segurança para seguir em frente seu caminho. Certo?

De certa maneira sim. Mas se olharmos a situação de uma forma mais abrangente, veremos que a história não é bem assim e que, no fundo no fundo, eles são tão ou até mesmo mais inseguros que todas as outras pessoas que dizem não ter perfil para vendas.

Antes de falar da insegurança dos vendedores, preciso fazer um reconhecimento mais do que merecido e pouco valorizado.

Os vendedores são as pessoas mais importantes de uma empresa. Afinal de contas, eles são os responsáveis por levar a receita para empresa e fazer com que os outros 90% da empresa tenham um emprego. Sem o vendedor, sem a pessoa que busca o cliente, que gera negócios para a empresa, na aconteceria no mundo. Dessa forma eles não são só importantes para a empresa, eles são importantes para manter a microeconomia ao seu redor. Lembre-se que a tudo o que é gigante (macro) começa muito pequeno (micro).  Talvez eles mesmos não tenham se tocado da grandiosidade de sua responsabilidade.

Se você não é da área comercial, agradeça ao vendedor da sua empresa por seu emprego quando encontrar com ele novamente. Ele merece isso, e você também. Ao invés de ficar com raiva porque eles ganham mais do que você ou brigar porque eles vendem o que não existe e você terá que entregar, SIMPLESMENTE AGRADEÇA por eles existirem. Sem eles nada seria possível, muito menos o seu emprego. Ok? Então deixa de mimimi e faça o que é certo! Você escolheu “não ter perfil para vendas”, então assuma a responsabilidade por suas escolhas. Seja adulto pelo menos uma vez na vida. Beleza?

Feito o devido reconhecimento, agora é hora de falar da insegurança desses profissionais…

Para analisar a questão da insegurança, precisamos levar em conta quais são as habilidades chave de um profissional de vendas. Assim, separei uma lista com as principais habilidades de um vendedor TOP em qualquer tipo de segmento. A lista está em ordem alfabética:

  • Acreditar na empresa e em seu produto;
  • Buscar ser melhor a cada novo dia;
  • Conhecer seu produto;
  • Construir relações ganha-ganha;
  • Fazer sempre o que é melhor para o cliente;
  • Ser altamente competitivo e ambicioso;
  • Ser confiável;
  • Ser ético;
  • Ser íntegro;
  • Ser organizado;
  • Ter visão de longo prazo;

Imagino que você deva concordar com a maioria dos itens, senão com todos. Estou certo?

Se uma pessoa possui todas essas características, por que ela deve passar a sua vida trabalhando para outras pessoas ao invés de construir seu próprio negócio? É justamente aí que mora a insegurança.

Existem dezenas, para não dizer centenas, formas de ter um negócio próprio onde a única coisa que a pessoa precisa fazer é… VENDER! E ainda podem escolher se querem trabalhar em tempo parcial (renda extra) ou em tempo integral (deixar de ser empregado). E, mesmo assim, essas pessoas ainda escolhem trabalhar somente para os outros.

Como assim?! Se isso não for insegurança é o que?

Por que trabalhar 5, 10 ou 15 anos para uma mesma empresa, usando as habilidades mais valorizadas no mundo atual, para construir um negócio para outras pessoas ficarem ricas? Não faz sentido! Por que trabalhar em um shopping de 8 a 10 horas por dia em pé, quase de segunda à segunda, batendo meta atrás de meta onde o único resultado verdadeiro é fazer com que o dono da loja fique cada vez mais rico e o vendedor cada vez mais preso?

Essas pessoas são capazes de andar no sol, na chuva, enfrentar trânsito, não se alimentarem corretamente, não tirar uma hora de almoço e tantos outros abusos morais e sociais, só pelo simples fato de ter a segurança de um contracheque. Sendo que o fixo geralmente não paga nem 30% de suas despesas mensais. Elas realmente VIVEM para VENDER e são MUITO MAL remuneradas por isso. Fala sério!!!!

Esse é retrato da insegurança.

Isso vale para vendedores em TODOS OS NÍVEIS. Você pode ser estagiário, supervisor, gerente e até mesmo diretor de vendas. Se você trabalha com vendas e não tem um negócio próprio, mesmo que em tempo parcial, VOCÊ É INSEGURO e ponto final!

Se você acredita que eu sou o único que fala sobre isso, passe a acompanhar o Flávio Augusto do canal Geração de Valor. Ele começou a sua vida vendendo cursos de inglês, hoje é um dos homens mais ricos do Brasil e fomenta que as pessoas devam aprender a vender e a ter seu próprio negócio. Antes de contar a sua história triste nos comentários, em quem você prefere que eu acredite? No Flávio, que se tornou uma pessoa de sucesso, ou você que é um INSEGURO? Resposta fácil, no Flávio.

Se você é VENDEDOR e quer ser mais SEGURO e AUTOCONFIANTE, procure um negócio em tempo parcial para desenvolver ainda mais suas habilidades empresariais e sua autoconfiança. Além de gerar renda extra, que irá melhorar MUITO sua qualidade de vida e autoestima, você começará a construir seu negócio próprio enquanto aprende. Esse negócio poderá ser sua maior fonte de renda em 1 ou 2 anos. Aí você poderá escolher se quer continuar que seu negócio seja somente para renda extra ou se ele deve se tornar uma fonte de renda extraordinária.

Não sabe onde encontrar um modelo de negócio que te propicie isso? Deixe uma mensagem nos comentários que eu retorno para você. Combinado?

Meu desejo é que você decida se tornar uma PESSOA DE SUCESSO. Que você decida se tornar um VENCEDOR. Porque, com toda a certeza, este um caminho MUITO melhor.

Vamos juntos contar para todo mundo!

Nos vemos em breve!

Até mais,

André Lado Cruz

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Concordo com seu ponto de vista, mas acredito que outros fatores relevantes não foram citados, como o Capital para iniciar seu próprio negócio, o perfil é fundamental, mas sem dinheiro e com a escassez do crédito e juros cada vez mais altos, fica muito mais complicado para empreender e apostar em um negócio próprio.

    ademard em 07 de julho de 2015 - 10:27

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: