Mar
21

As atitudes que mais irritam os recrutadores

por: Afonso Bazolli
em: Vagas
fonte: Exame
20 de março de 2013 - 17:07

As-atitudes-que-mais-irritam-os-recrutadores-televendas-cobranca

Especialista revela o que candidatos a oportunidades de emprego fazem que deixa os recrutadores mais frustrados

Por: Camila Pati

Deixar um recrutador frustrado é, sem dúvida, um tiro no pé. Mesmo que a oportunidade profissional em questão não seja das mais atraentes, irritar o responsável pelo processo seletivo vai, sem dúvida, deixar o seu currículo de fora de futuras seleções. E, ser “limado” de antemão pode fazer com que você perca a chance de garantir posições interessantes para a sua carreira.

Mas, quais são as atitudes que podem fazer com que você entre para a “lista negra” de um recrutador? Para tentar responder a esta pergunta, EXAME.com consultou Fabiane Cardoso, coordenadora de qualidade da Adecco. Confira quais são as três piores atitudes de um candidato durante o processo de seleção:

1 – Mentiras e omissões

Identificar traços de desonestidade em um candidato é, na opinião de Fabiane, um dos aspectos mais frustrantes para o recrutador que selecionou o profissional para a entrevista de emprego. “Atrapalha muito o processo de seleção”, diz Fabiane.

E, por incrível que pareça, tem gente que ainda “escorrega” nesta parte, segundo a especialista. “Muitos candidatos omitem dados importantes de sua trajetória ou mentem sobre competências e experiências no currículo. Quando chega a hora da entrevista é que o recrutador percebe que não é bem assim”, diz.

Colocar umas competências a mais no currículo apenas com o objetivo de fisgar o recrutador vai se voltar contra você na etapa de entrevistas. Lembre-se de que a verdade é o aspecto mais valorizado pelos recrutadores e qualquer deslize nesse campo é fatal.

2 – Falta de comprometimento

Mercado de trabalho aquecido e grande oferta de oportunidades profissionais têm levado candidatos a faltarem com o comprometimento com os recrutadores, na opinião de Fabiane.

“Os candidatos estão participando de muitos processos seletivos ao mesmo tempo por conta do aquecimento do mercado. Isso faz com que muitas vezes desistam de participar de alguns sem dar satisfação aos recrutadores”, diz Fabiane.

De acordo com a especialista, faltar a entrevistas com gestores – ou a outras etapas do processo de seleção profissional – tem sido uma prática tão inadequada quanto frequente. “Tem acontecido muito e em todas as etapas e frustra muito os recrutadores”, diz.

Ter outra proposta mais interessante em vista pode fazer com que você desista de participar de uma seleção, mas nada o impede de dar satisfação ao recrutador. Não se esqueça de que manter um bom relacionamento é essencial para ser lembrado pelo recrutador em outra oportunidade que pode ser interessante para você.

3 – Insistir em relação ao retorno

É certo que as duas situações citadas e outras inúmeras variáveis podem atrasar o processo de seleção. Por isso, nem sempre o recrutador consegue dar o retorno no tempo combinado com os candidatos.

E, ficar ligando insistentemente não vai acelerar o processo. Ao contrário, de acordo com Fabiane, esta também é uma atitude que irrita os recrutadores. “Não é bem visto e pode fazer com que o candidato perca pontos”.

Não teve retorno na data prevista? “O que gente pede é que os candidatos tenham mais paciência”, diz Fabiane. Ligue no máximo uma vez e aguarde, assim você não toma o tempo do recrutador, nem dá a impressão de estar a beira de um ataque de ansiedade.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (4)
  1. Participei de varios processos e de igual modo, sempre faltava informação de requisito para vaga e no final diziam que o perfil não era o esperado.
    Uma unica vez consegui ir até a remuneração e ai é outro entrave. Como experiencia sugiro evitar o desgaste do currículo e da carreira, procurando antes o maximo de informação sobre a vaga, saber se a remuneração é a esperada ou compativel. E realmente não simular que tem especificação, pois mesmo que o recrutador não saiba do que se trata, ele geralmente é um psicologo e já estudou suas reações e trejeitos e assim pode identificar se é verdade ou meramente uma enganação.

    Eber em 26 de março de 2013 - 09:22
  2. Como adivinhar como a empresa vê?

    Em relação ao retorno posso até concordar em alguns pontos , realmente tem candidatos que acabaram de sair da sala e já estão ligando o tempo todo atrapalhando realmente a seleção.
    Mas em outro ponto de vista se a pessoa esta indo atrás desta vaga muitas vezes é porque esta desempregada e o recrutador demora mas que o tempo combinada , para dar este Feed Back , se este tempo foi combinado porque o recrutado não pode ligar ?
    E em muitas empresas que sei colocão istao como interece do candidato “se ele não ligou não esta interessado na vaga “.

    Aluizio Borges em 23 de março de 2013 - 10:54
  3. Curiosamente grande parte dos recrutadores não retornam…

    Orlando em 22 de março de 2013 - 10:11
  4. Concordo plenamente com os dois primeiros pontos colocados no artigo. Todavia, apesar de entender o motivo pelo qual os recrutadores se incomodam com a cobrança de posicionamento, acredito que as pessoas somente cobrem o que lhes é prometido.

    Sugiro que seja feita uma pesquisa sobre a quantidade de vezes em que candidatos ficam frustrados aguardando uma resposta que nunca chega. Infelizmente, é muito comum que recrutadores informem ao candidato que receberão uma resposta em um prazo “x” e, não somente não cumprem esse prazo, como não ofereçam uma posição ao candidato a não ser que ele tome a iniciativa de fazer o contato com o recrutador.

    É importante aos candidatos que exerçam a paciência para aguardar um posicionamento sobre sua participação no processo seletivo. Da mesma forma, é muito importante que os recrutadores entendam que, para o candidato, é muito menos estressante e frustrante receber um posicionamento negativo, o que permite colocar o dito processo de lado e “partir para outra”, do que aguardar ansiosamente por uma resposta, imaginando sempre que a demora no posicionamento possa ser um ponto positivo e ter que admitir que a falta de resposta após semanas ou mesmo meses de espera significa que o recrutador decidiu ignorar o candidato não aprovado.

    Pessoalmente, apesar de achar que o feedback de um profissional explicando o que preteriu um candidato a uma vaga seja extremamente positivo e benéfico para ambos, eu prefiro ouvir ao final da entrevista que, caso eu não receba um posicionamento em “x” prazo significa que não mais participo do processo do que ter que administrar a ansiedade de uma resposta que nem sempre chegará.

    Enéas Menezes em 21 de março de 2013 - 11:01

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: