Apr
19

Currículo: o diferencial para a conquista do novo emprego

por: Afonso Bazolli
em: Vagas
fonte: Administradores.com
18 de abril de 2013 - 18:20

Curriculo-o-diferencial-para-a-conquista-do-novo-emprego-televendas-cobranca

Devemos ter em mente que o Currículo é o nosso cartão de visitas e a sua apresentação deve ser a melhor possível. Afinal, a primeira impressão é a que fica

Por: Alexander Arieiv

Saber elaborar o nosso currículo a princípio pode parecer uma tarefa fácil, porém há uma série de informações e detalhes que podem contribuir para que o currículo seja escolhido em um processo seletivo. Nos mais de 18 anos de atuação na área de RH, já vi candidatos com excelente potencial, porém seu currículo pouco contava sobre a sua trajetória profissional, sendo muito sucinto, em outros casos tinha informações demais ou desnecessárias.

Houve um caso de uma candidata que apresentou uma cópia do seu currículo com foto, diga-se de passagem, a qualidade da cópia era muito ruim de modo que deixou a foto da candidata com aspecto de pelo menos 20 anos a mais, embora pessoalmente ela tivesse excelente apresentação pessoal.

Devemos ter em mente que o Currículo é o nosso cartão de visitas e a sua apresentação deve ser a melhor possível. Afinal, a primeira impressão é a que fica!

Um Currículo bem elaborado, não pode garantir o emprego, mas  com certeza contribui e muito para que ele seja conquistado.

Ele descreve quem somos, nossas qualidades e experiência profissional, é um documento que reúne informações pessoais, formação, cursos realizados, especializações, habilidades, ou seja é o nosso histórico profissional.

A EVOLUÇÃO NO MODO DE FAZER O CURRÍCULO

O CURRÍCULO ANTIGO

Reunia informações pessoais, inclusive o número de todos os documentos como: Carteira de Trabalho, RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, dentre outros.

Colocava-se o nome do empregador, a função exercida, período, destacava-se os cursos e idiomas, escolaridade ( desde o primário ) e nada mais.

As habilidades, competências e qualificações eram obtidas pela empresa no ato da entrevista.

O CURRÍCULO EM USO ATUAL

É mais completo e facilita o trabalho do selecionador, pois nele contém as informações descritas a seguir:

• TOPO

Dados pessoais, estado civil, idade, endereço completo e dados de contato ( Telefone, e-mail, celular ) Os dados de contato deve ser atualizados, pois muitos candidatos perdem a oportunidade de trabalho, pois o selecionador não consegue falar com o candidato, o que faz o selecionador perder tempo e o candidato a vaga de emprego.

• OBJETIVO

Descreva a vaga que você tem interesse em concorrer

• FORMAÇÃO

Para os candidatos com Ensino Médio e fundamental, descreva o nome da instituição de ensino e o ano de conclusão. Já para candidatos com Ensino Superior, descreva a sua formação acadêmica, Pós Graduação e MBA são um diferencial.

• QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Destaque as qualificações obtidas ao longo da sua carreira, dando ênfase às mais relevantes, habilidades desenvolvidas nos cargos exercidos, conhecimentos em sistemas e subsistemas do seu cargo.

• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Relacione suas experiências profissionais mais importantes, sendo que as mais recentes primeiro, mencionando o nome da empresa, cargo, período, principais responsabilidades, atividades e resultados que mereçam destaque.

• INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Cursos Realizados – Treinamentos – Idiomas – Responsabilidade Social (trabalho voluntário).

Devemos destacar as habilidades que temos e jamais minta ou omita, mentir pode trazer consequências desagradáveis, como por exemplo: O candidato que destaca a fluência em Inglês no currículo para ser chamado para uma vaga que dentre outras exigências tem esse pré-requisito. Só que na hora da entrevista ele não conta que vai ser entrevistado em Inglês. “Imagine a decepção do entrevistador e a vergonha do candidato”.

Outro caso é do candidato que coloca em seu currículo conhecer um sistema só porque a vaga exige e para ele esse fator não é relevante para o seu cargo, pois ele conhece que ele julga ser semelhante, afinal ele conhece da área… Na hora da entrevista ele é convidado a falar do sistema ou mesmo fazer um teste. Resultado: Reprovado!

A transparência das informações do currículo e nas entrevistas são fundamentais. “Um bom currículo ajuda muito, porém o que determina a contratação é a entrevista“.  Não se esqueça disso!

O CURRÍCULO VIRTUAL

Segundo especialistas é muito provável que os currículos tradicionais sejam substituídos por perfis das redes sociais. Em pesquisa realizada pela Consultoria Robert Ralf e publicada na Revista Você RH 34% dos executivos brasileiros acreditam nessa mudança e 54% acreditam na eficiência das redes sociais como ferramenta de Recrutamento e acreditam no potencial delas e na facilidade na comunicação com os candidatos.

Particularmente também compartilho desse pensamento, como usuário do Linkedin por exemplo, posso comprovar os bons resultados dessa ferramenta, porém temos que saber usá-la para que esse canal se torne eficiente.

Para finalizar vão algumas dicas: Enxugue seu currículo no máximo em 2 páginas, destaque informações essenciais. Pós graduação, MBA, Inglês, Espanhol fluente passarão a sua mensagem ao entrevistador mesmo que ele não leia o restante do currículo.

Saiba que o recrutador em média dá uma passada de olho de 10 a 15 segundos em cada currículo num primeiro momento e são mensagens como essas que chamarão a atenção dele para fazer uma análise curricular mais detalhada.

Outra dica importante é: Se prepare, faça cursos de qualificação, se especialize, aproveite o seu desemprego para se preparar, isso vai te dar mais confiança nas entrevistas. As pessoas quando desempregadas em geral se abatem, ficam inseguras com o tempo ocioso, não fique em casa reclamando do desemprego!

Anime-se e vá a luta! E sucesso pra você! O emprego é seu!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Interessante

    GUILHERME AUGUSTO ALMEIDA em 23 de abril de 2013 - 10:28

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: