nov
20

Por que 83% dos candidatos não recebem feedback do processo seletivo?

por: Angelica Balthasar
em: Vagas
fonte: Melhor Gestão de Pessoas
20 de novembro de 2012 - 20:07

Por-que-83-dos-candidatos-nao-recebem-feedback-do-processo-seletivo-televendas-cobranca-oficial

Empresas deixam candidatos esperando

Levantamento encomendado pelo site Curriculum.com.br e realizado pela Gentis Panel, empresa de pesquisa de mercado via internet, revelou que 83% dos candidatos a vagas de emprego não recebem feedback dos recrutadores sobre a conclusão do processo de seleção. Das 2,5 mil pessoas ouvidas, 95% afirmaram que gostariam do feedback para não persistir no erro nas próximas vezes, além de que compreendem que o gesto demonstraria respeito por parte da empresa.

Confira mais resultados da pesquisa:

> 51% das pessoas alegaram que nunca receberam nenhuma explicação sobre os motivos da não aprovação; desses, 98% disseram que o feedback seria importante para ajudá-los a não persistir no erro em outras oportunidades.

> Apenas 17% dos entrevistados afirmaram que obtiveram retorno dos recrutadores em até uma semana.

> 62% dos pesquisados afirmaram que foram atendidos com atraso pelos recrutadores no dia da entrevista presencial e 41% esperou e compreendeu, mas acreditam que o ideal seria que o RH avisasse sobre o atraso.

> 74% das pessoas consideraram insuficientes as informações sobre a vaga no primeiro telefonema.

Os entrevistados também falaram sobre as informações que lhes parecem as ser mais importantes no primeiro telefonema:

Por-que-83-dos-candidatos-nao-recebem-feedback-do-processo-seletivo-televendas-cobranca-interna

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (3)
  1. Realmente é uma Vergonha que quase 100% das empresas não tem a pratica de Feed Back aos candidatos.Pessoalmente com 30 anos de experiência na área de Eng. Elétrica JAMAIS recebi.
    O que tem de empresa Picareta,sem estrutura no ramo,é enorme.Sem contar que existem cartas marcadas,e o restante dos candidatos só tem efeito numérico.
    É lamentável este tipo de comportamento das empresas que se aliam a esta prática.
    Uma tremenda falta de respeito ao candidato,gerando ao mesmo entre outros,problemas de cunho emocional ou a alcunha de “Fracasso”.

    João Ovidio de Souza em 11 de junho de 2016 - 16:25
  2. Realmente, muitos não recebem e nem ao menos sabem que tem este direito, principalmente quando se trata de avaliação por testes psicológicos. Fora a obrigação, sabemos que isto ajuda na melhora do profissional e que futuramente ele pode ser um candidato novamente. Eu como candidata, nunca procurei novamente uma empresa que não me deu feedback sobre processo, por achar desrespeito. Muitas vezes afeta a imagem da empresa, por uma conduta ou processo errado.

    Talita Morais em 22 de novembro de 2012 - 10:47
  3. Fato…!!

    Infelizmente o “desrespeito” com os candidatos é absurdo e presente na maioria dos processos seletivos. A falta de retorno demonstra “descaso” por parte da empresa e com certeza, gera também uma imagem negativa a ser vendida pelo candidato reprovado/descartado, para pessoas do seu convívio, o que com o passar do tempo, vai inevitavelmente formar um conceito questionável no mercado…

    De toda forma, é importante ressaltar ainda, que o pior cenário e que via de regra não se apresenta de maneira transparente, é quando o candidato é o melhor, mas por motivos internos a vaga é cancelada ou qualquer situação do gênero, e fica parecendo que o candidato não foi aprovado, deixando-o totalmente inseguro, dada a incerteza de sua performance.

    Pessoal de RH, atenção com isso… acreditem, um dia esse tratamento vai pesar na balança, seja para cima ou para baixo, conforme tratativa… O que manda é a lei da oferta e da procura e a oscilação do mercado pode te colocar novamente de frente com alguém que já não mais acredite no seu processo…

    Forte abraço a todos !!

    Marcos Lacerda em 21 de novembro de 2012 - 12:12

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: