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14 maiores erros em Vendas no Natal

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Venda Mais
17 de novembro de 2013 - 14:05

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Por Raúl Candeloro

Você acredita que faltam apenas seis semanas para o Natal (e sete semanas para 2014)?

Pois é… O tempo passa voando.

Falando especificamente de Vendas, o Natal é uma das datas mais importantes para muitos setores da economia. Em algumas empresas, essa única data chega a representar mais de 30% do faturamento anual. (Por isso estamos criando um Special Report aqui na VendaMais com check-list completo para saber se sua equipe está realmente preparada, de forma prática, para ter um Natal incrível).

Mesmo quem não tem essa sazonalidade tão forte, ainda assim sente o impacto do Natal e das festas de final de ano, de tão grande que é a influência destas datas na economia e nas pessoas.

O problema é que, mesmo sabendo disso, muita gente não se prepara corretamente e deixa de aproveitar essa grande oportunidade. Aí não tem Papai Noel que ajude.

No mercado competitivo e concorrido de hoje, não dá para desperdiçar NENHUM tipo de oportunidade, ainda mais no Natal.

Fiz uma pesquisa rápida e listei o que considero os 14 maiores erros cometidos por empresas e que fazem com que desperdicem oportunidades. A questão toda aqui é PREPARAÇÃO.

Como desperdiçar uma grande oportunidade – 14 maiores erros em Vendas no Natal:

• Não se planejar para aproveitar melhor todas as oportunidades que o Natal oferece.

• Não envolver a empresa inteira no aproveitamento dessas oportunidades.

• Não definir claramente quais as metas de vendas para o Natal, inclusive com metas específicas por linha de produto ou serviço.

• Não criar campanhas promocionais com ‘combos’ (produtos e serviços adicionais) que agreguem valor percebido e lucratividade.

• Não criar campanhas internas de vendas com a equipe comercial e equipes de apoio.

• Não estimular a antecipação de compras por parte de clientes.

• Não utilizar as mídias sociais e pesquisas por e-mail para detectar rapidamente o que vai vender mais.

• Não ser ágil nem estar preparado em termos operacionais e de logística para receber um fluxo maior de clientes, telefonemas, e-mails, pedidos, reclamações, etc.

• Não treinar a equipe para receber um fluxo maior de clientes, telefonemas, e-mails, pedidos, reclamações, etc.

• Não dar aos clientes um vale-compra ou vale-desconto para estimular compras futuras / recompras.

• Não dar / fazer ofertas especiais e tratamento VIP a quem JÁ É cliente.

• Não cadastrar clientes novos para contatos futuros e pós-venda.

• Não fazer o pós-venda.

• Não se alinhar a uma causa social (responsabilidade social).

Minhas 5 perguntas para você em relação a isto seriam:

1) Que outro erro, específico para o seu ramo/negócio, você incluiria nessa lista?

2) Usando este check-list como referência, que nota você daria para sua empresa HOJE, AGORA, em termos de estarem prontos para aproveitar as oportunidades do Natal?

3) Se tivesse que escolher um item desta lista como prioritário, qual seria?

4) Com quem da sua empresa você deveria compartilhar este artigo e marcar uma reunião para ter certeza de que estão preparados para o Natal?

5) Qual a primeira coisa que você pode fazer de forma prática e objetiva – agora – para ter certeza de aproveitar melhor as oportunidades de vendas no Natal?

Como dizia meu filho Daniel, quando tinha 4 anos: “Se prepare-se!”

Abraço e boas vendas,

Raúl Candeloro

P.S. Aguarde, em breve, mais novidades sobre nosso Special Report “Como Vender Mais no Natal”!

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