Feb
19
18 de fevereiro de 2019 - 18:00

As-vendas-nao-batem-com-o-dinheiro-que-entra-o-que-fazer-televendas-cobranca

Por: Arnaldo Vhieira

Recebemos influências externas tanto na vida pessoal quanto em nossas atividades profissionais. Um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, é um organismo vivo influências externas podem conduzir ao sucesso ou a possíveis falências.

A atual conjuntura econômica é mola propulsora para adquirirmos novos comportamentos, a partir do enfretamento de desafios diários, principalmente no gerenciamento das finanças pessoais ou corporativas.

Neste sentido, ao manter um conjunto de ações e procedimentos como planejamento, análise e controle rígido, a gestão financeira visa otimizar resultados e aumentar os valores de patrimônio por meio da geração de lucros. A ordem está principalmente na atividade de fluxo de caixa, pois é a partir da mesma que garantimos o giro de capital para manter “vivas” as atividades operacionais.

Outro ponto importante é o controle dos custos e a busca para não ter prejuízos. Tudo isso parece ser uma receita fácil, porém depende de disciplina.

Voltando ao fluxo de caixa, é importante afirmar que a solução está no controle rígido dos registros de vendas à vista e a prazos, realizados diariamente, sempre com a projeção de capital de giro necessário para tocar a operação do negócio.

Caso ocorra, eventualmente, um descasamento entre receitas e despesas, deve-se pensar em empréstimos bancários como operação de capital de giro, alternativa sempre cautelosa, devido à alta dos juros bancários.

Ainda nessa direção, evite ao máximo o uso de cheque especial, pois os juros atualmente estão estratosféricos. Uma alternativa para equilibrar é a negociação e alongamento de prazos de pagamentos a fornecedores, por exemplo, colocando intervalos de 10 a 15 dias. Lembre-se: negociar sempre, buscando o ganha a ganha.

Fundamental, ainda, é não se endividar ou diminuir as dívidas ao máximo, caso seja inevitável. Sabemos que, em muitas atividades de negócios, o endividamento faz parte, devido à compra de matérias-primas para produção.

Para concluir, segue um bate-bola como dicas para o controle do fluxo de caixa: planeje continuamente, controle constantemente, faça um “raio-x” diário de entradas e saídas do caixa, trabalhe a precificação dos seus produtos ou serviços e fidelize seus clientes para comprarem continuamente. Lembre-se, ainda: disciplina sempre!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: