May
12

Classe C impulsiona mercado de seguros no Brasil

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Brasil Econômico
11 de maio de 2014 - 14:03

Classe-c-impulsiona-mercado-de-seguros-no-brasil-televendas-cobranca

Por: Niviane Magalhães

Compras de carros e da casa própria proporcionam ambiente favorável ao setor. Internet também ajuda na expansão dos negócios.

A ascensão da classe C nos últimos anos no Brasill impulsionou o setor de seguros. O setor de seguros corresponde a 3% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto que nos Estados Unidos a participação é de 12% e na Inglaterra, de 15%. Em 2001, a fatia no PIB era de 1,86%. A arrecadação passou de R$ 24,2 bilhões para R$ 129,3 bilhões em 2012, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

“A participação é pequena por questão cultural. Nos Estados Unidos, o seguro é obrigatório. A intenção do brasileiro ao contratar um seguro é muito mais em proteger o seu veículo do que se proteger em caso de acidentes com terceiros”, disse o sócio-diretor da corretora Minuto Seguros, Marcelo Blay, que opera apenas na internet.

Com o aumento da renda da população, a compra do primeiros carro e a saída do aluguel para a casa própria, o ambiente para o setor está favorável. “Conseguimos atingir camadas da população que não tinham conhecimento de corretoras de seguros. Essas pessoas estão fazendo tudo pela internet. Além disso, a violência urbana influencia na procura por seguro. Temos uma melhora na estabilidade econômica, mas não vemos a violência cair”, complementou Blay.

Desde 2011, a Susep tem realizado estudos e baixado normas para incluir classes de renda mais baixa nesse mercado. “Publicamos normativos sobre o microsseguro, com prêmios de baixo valor. O seguro é um meio no qual cidadão é estimulado a fazer poupança, se precaver”, disse o superintendente da Susep, Luciano Santanna.

Corretoras online

Para tornar o mecanismo atraente, Blay aposta na rapidez para cotar diversos preços para competir com corretoras tradicionais. Segundo o diretor de marketing da corretora Bidu, que também opera apenas na internet, Maurício Antunes, é possível fazer uma pesquisa em apenas 30 segundos.

“A maioria das pessoas não entra no site para adquirir um seguro, mas para pesquisar preços. O consumidor pode fazer a pesquisa para diversos tipos de carros, sem aguardar por informações de um corretor”, disse Antunes. As duas corretoras têm ainda a vantagem de chegar a um público de cidades pequenas, onde o serviço de corretagem é escasso ou inexistente.

“Por mais que a corretora seja online, temos o serviço de contato. O cliente pode ter alguma dúvida e pode tentar um desconto”, afirmou o sócio-diretor da Minuto Seguros. “Haverá um impulso na utilização dos meios remotos nos próximos anos. O Brasil ainda engatinha nesta questão. Na Argentina, 17% do mercado de seguros é realizado via online”, afirmou o superintendente da Susep.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: